CI

Colheita da soja no RS já supera em 2,5 mi toneladas o ciclo anterior

90% do grão colhido e estocado


O número da safra gaúcha de soja deste ano tem deixado os produtores do Rio Grande do Sul entusiasmados. Com 90% do grão colhido e estocado, a produção atingiu 4,3 milhões de toneladas, 2,5 milhões de toneladas a mais do que a safra passada, quando a lavoura foi castigada pela estiagem. Além disso, os preços também estão bem favoráveis.  

Na região da Fronteira Oeste do Estado, a Cooperativa Agropecuária & Industrial (Cotrijui), teve de armazenar parte da soja em um ginásio municipal de esportes. A cooperativa tem capacidade de armazenagem que supera 997 mil toneladas.  De acordo com levantamento feito pela Emater-RS, a saca da soja estava cotada em R$ 57,00 na quinta-feira (02/05).

Conforme o setor de acompanhamento de safras da Emater, a soja está com a colheita praticamente encerrada, com os produtores avançando sobre 90% da área estimada para este ano. 

Mercado estável - Com o mercado tranquilo quanto à oferta do produto, as cotações da saca de 60 quilos oscilam dentro de patamares considerados normais para o cenário. Segundo o coordenador da Câmara Setorial da Soja, metade da produção gaúcha deverá ser exportada nos próximos meses pelo porto de Rio Grande. 

O restante será esmagado para ser transformado em óleo comestível e biodiesel e o farelo será destinado à ração animal. O farelo de soja é um dos principais integrantes das rações para alimentação de suínos e aves.

Comercialização da safra brasileira chega a 66% - Os produtores brasileiros de soja negociaram mais de 66% da safra 2012/13, segundo levantamento divulgado por Safras & Mercado, com base em dados recolhidos até 26 de abril. 

Em igual período do ano passado, a comercialização envolvia 75% e a média para o período é de 63%. No levantamento anterior, divulgado em 8 de março, o número era de 58%. Levando-se em conta uma safra estimada em 82,495 milhões de toneladas, o volume de soja já comprometido chega a 54,070 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.