CI

Colheita de feijão foi encerrada na maior parte do RS

A produtividade, no Estado, é estimada em aproximadamente 1.200 kg/ha, com variação negativa de cerca de 30% na projeção inicial da safra


Foto: Eliza Maliszewski

A colheita foi encerrada na maior parte do Estado. Durante o período, a colheita aproximou-se da finalização na regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, única região que ainda está com cultivos remanescentes de primeira safra. Nessa região, estima-se que restam menos de 2% para colher em lavouras mecanizadas. A produtividade estimada, na região, é a maior do Estado, ou seja, 1.825 kg/ha, sendo 18% inferior à projeção inicial devido à estiagem no início do ciclo.

A produtividade, no Estado, é estimada em aproximadamente 1.200 kg/ha, com variação negativa de cerca de 30% na projeção inicial da safra. A menor produtividade é estimada na região administrativa de Soledade, com produção média de aproximadamente 700 kg/ha, o que representa uma redução aproximada de 50% na expectativa inicial. 

Feijão 2ª safra

Os cultivos em segunda safra encontram-se predominantemente em fase de enchimento de grãos, que totalizam 45%, seguidos de lavouras em maturação, com 35%. Já foram colhidos 20%, e a produtividade estimada é de 1.623 kg/ha, sendo cerca de 20% superior à estimada inicialmente para o segundo cultivo. A boa perspectiva de produção decorre das boas condições durante o ciclo, com chuvas recorrentes desde a sua implantação e sem maiores infestações de pragas nem doenças.

No entanto, persiste a preocupação dos produtores com as condições do tempo, que apontam para noites mais frias, alertando-os em relação ao controle da antracnose. Além disso, as chuvas em excesso estão trazendo alguns problemas de doenças fúngicas nas lavouras que estão em fase de enchimento de grãos. 

As informações são do informativo da Emater.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.