CI

Colheita de milho avança com tempo seco

Preço do milho sobe 0,32%


Foto: Divulgação

As condições de tempo seco durante o período favoreceram o avanço da colheita de milho, que foi concluída na maior parte do Estado. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (20/06) pela Emater/RS-Ascar, ainda restam lavouras comerciais de safrinha na Região dos Vales, bem como nas regiões Sul, Campanha e Serra, predominantemente em áreas de minifúndio, onde os produtores costumam deixar o grão a campo para colher quando houver disponibilidade de tempo ou necessidade de autoconsumo. As lavouras em colheita apresentam baixa qualidade de grãos devido à prolongada exposição a chuvas e à umidade persistente.

Nas regiões onde a colheita foi concluída, os produtores estão encaminhando os projetos de pré-custeios para a safra 2024/2025. Eles também estão efetuando o plantio de misturas de diferentes plantas de cobertura nas áreas que receberão nova safra de milho, a partir de agosto de 2024.

Antes das chuvas torrenciais e das enchentes, a produtividade estadual estava estimada em 6.401 kg/ha. Posteriormente, a estimativa foi reduzida para 5.966 kg/ha.

Segundo o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar, o valor médio da saca de 60 quilos de milho no Estado apresentou uma pequena elevação de 0,32% em comparação à semana anterior, passando de R$ 56,98 para R$ 57,16.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.