Colheita de milho avança lentamente
CI
Imagem: Divulgação
NO RIO GRANDE SUL

Colheita de milho avança lentamente

As geadas ocorridas na semana de 06 a 12/06 afetaram as lavouras cultivadas em safrinha
Por: -Aline Merladete

A colheita de milho avançou lentamente, mesmo com o tempo mais seco entre os dias 13 e 16/06, e alcançou 99% da área de cultivo. Foram colhidas as lavouras de melhor potencial produtivo. Permanecem pequenas lavouras destinadas ao autoconsumo, colhidas escalonadamente em processo manual, conforme a necessidade dos produtores, pois estes não possuem estrutura adequada para armazenar os grãos. Na região de Caxias do Sul, a colheita ainda está em andamento nas pequenas propriedades dos Aparados da Serra, região das Hortênsias e nos municípios da serra localizados mais próximos ao município.

Conforme dados da Emater, as geadas ocorridas na semana de 06 a 12/06 afetaram as lavouras cultivadas em safrinha. Houve danos em lavouras nas regionais de Ijuí e Soledade, impactando na maturação das lavouras que se encontravam em estádio de grão dentado, período em que há o aumento do conteúdo de amido e a redução da umidade nos grãos. Na regional de Bagé, em São Gabriel, houve perda total nas lavouras em enchimento dos grãos, ocasionando a requeima das folhas pelo frio e a paralização do metabolismo das plantas.

Na de Santa Rosa, as lavouras destinadas à produção de grão foram colhidas ou foram cortadas para silagem, pois as geadas que atingiram as plantas em plena maturação obrigaram o corte.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.