CI

Colheita de milho avança no MT

Apesar dos atrasos provocados pela chuva, 66,2% da área plantada com milho foi colhida


Apesar dos atrasos provocados pela chuva, 66,2% da área plantada com milho foi colhida no Estado até 19 de julho, mantendo a média registrada no mesmo período de 2011, quando o índice foi de 66,8%. Conforme o analista de Mercado de Custo de Produção do Imea, Otávio Behling Júnior, a demora na colheita não deve afetar a produtividade nas lavouras. Mas para evitar perdas, agricultores começam a acelerar o trabalho. Prova disso, foi o avanço, em uma semana, de 16 pontos percentuais na colheita. Área total ocupa 2,504 milhões de hectares. No Médio-Norte, 75,3% do grão foi colhido. Noroeste tem o menor índice, 55%.


Frio e chuva também atingiram a colheita de algodão, que está em 34% da área cultivada em Mato Grosso (722,568 mil hectares), sobretudo na região de Primavera do Leste onde deve afetar a produtividade. Essa é a perspectiva de 64 produtores, que integram a Cooperativa Unicotton no município, onde 50% do algodão foi colhido. Para piorar a situação, o gerente Comercial da cooperativa, Jaison Vavassori, conta que a expectativa é que o preço continue caindo com o excesso da oferta do produto no mercado.

De acordo com Elisa Mauro Gomes, analista de Mercado da cadeia do algodão do Imea, as regiões Médio-Norte e Oeste “andaram menos” porque produzem mais o algodão 2ª safra, que ainda está sendo preparado para colheita com a aplicação de desfolhantes e maturadores. Índices do Sudeste são maiores porque plantase mais na 1ª safra, aponta a analista. Entretanto, o Nordeste do Estado está mais avançado, com 48%. Noroeste e Oeste colheram menos até agora, 28%, seguido pelo Sudeste com 29%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.