CI

Colheita de milho no RS avança oito pontos percentuais

As primeiras colheitas vêm confirmando as expectativas e algumas lavouras ultrapassam os 6 mil kg de rendimento


O percentual de lavouras de milho colhidas nesta safra no Rio Grande do Sul vem aumentando, chegando nessa semana aos 8% e colocando-a 3 pontos à frente da passada. As primeiras colheitas vêm confirmando as expectativas, com muitas lavouras ultrapassando os 6 mil kg de rendimento.

A região mais adiantada em termos de colheita é a das Missões, onde o percentual chega a 14% de um total estimado em aproximadamente 194 mil hectares. Outras regiões importantes em termos de produção de milho, como Planalto, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, também deverão intensificar os trabalhos de retirada do produto das lavouras. Dado o bom momento e as expectativas quanto ao cenário futuro para o milho, muitos produtores tentarão um segundo plantio, visando ganhos extras.

Após uma longa série de pequenos aumentos semanais, a cotação média da saca de 60 kg apresentou queda. Durante a semana, o preço ficou em R$ 16,87/sc de 60kg, representando uma desvalorização de 1,63% em relação ao preço de R$ 17,15 obtidos pelo produtor na semana passada. A comercialização ainda é considerada fraca, uma vez que a quantidade disponível, apesar do início da colheita, é muito pequena.

Além disso, dada a perspectiva de bons preços no futuro, os produtores deverão reter ao máximo, dentro das possibilidades de caixa, o produto da nova safra, visando ganhos maiores. No último ano, a valorização foi de 6,77%, ficando porém ainda abaixo das médias históricas. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.