CI

Colheita de safra recorde de soja já começou em 24 municípios de MS

Colheita de soja na região de Dourados já começou; produção estadual será recorde


Já começou a colheita da maior safra de soja da história de Mato Grosso do Sul. As primeiras lavouras plantadas em setembro de 2017 já estão sendo colhidas em pelo menos 24 municípios sul-mato-grossense, segundo a Aprosoja.

Até o fim da semana passada, a colheita estava concentrada em municípios do centro-norte do Estado, mas ainda em ritmo lento e em áreas pequenas.

Na região de Dourados, após a chuva recorde de janeiro e uma semana de estiagem, os agricultores começam a colocar as máquinas nas lavouras para fazer a colheita, mas até agora menos de 2% das lavouras foram colhidas.

De acordo com o mais recente boletim do Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio) – ferramenta de monitoramento da Famasul e da Associação dos Produtores de Soja de MS –, a colheita de soja deve atingir 8,7 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul na safra 2017/2018.

Em relação à safra passada (8,5 milhões de toneladas), o crescimento é de 2,5%.
“Muitos fatores levaram a este patamar recorde, em primeiro lugar, o investimento em tecnologia realizado pelo produtor rural nos últimos anos. Além disso, tivemos o melhor índice de precipitação dos últimos anos. As lavouras estão bonitas, carregadas, com bons tamanhos de vagens”, avaliou o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke. A área plantada com soja passou de 2,52 para 2,6 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 56 sacas por hectare.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.