CI

Colheita de soja avança para 25% da área no Paraná, diz Deral

Colheita da safra de soja 2018/19 no Paraná


A colheita da safra de soja 2018/19 no Paraná, o segundo maior produtor brasileiro da oleaginosa, avançou 5 pontos percentuais em uma semana e atinge 25 por cento da área semeada, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).

Há um ano, os trabalhos de campo ainda não tinham começado. As atividades aceleradas refletem um plantio também adiantado graças a condições climáticas favoráveis entre setembro e novembro. A partir de dezembro, contudo, o tempo quente e seco afetou as lavouras, reduzindo a qualidade das plantas e levando o Deral a recentemente cortar suas estimativas para a produção neste ciclo.

Conforme o órgão vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado, 6 por cento das plantações estão em condição “ruim”, contra zero um ano atrás. Outras 26 por cento são classificadas como “média”, versus 14 por cento na comparação anual. O Deral informou ainda que o plantio da segunda safra de milho no Paraná avançou para 38 por cento da área estimada, alta de 8 pontos percentuais em uma semana e bem acima dos 2 por cento em igual momento de 2018.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.