CI

Colheita de soja bate recorde no Paraguai

O aumento na área de cultivo, para a temporada 2010/2011, será de pelo menos 8%


Questionado por muitos e defendido por outros, o plantio de soja vai de vento em popa no Paraguai, com a confirmação de que a safra 2009/2010 foi a maior da história do país e de que o aumento na área de cultivo, para a temporada 2010/2011, será de pelo menos 8%.

De acordo com dados divulgados pela Associação dos Produtores de Soja do Paraguai (APS), em sua maioria, brasileiros ou descendentes, a safra atual de soja superou a marca de 7,5 milhões de toneladas, beneficiada pelas condições climáticas e pela melhoria na cotação internacional em relação a 2009.

O recorde anterior, pertencente ao período 2008/2009, era de seis milhões de toneladas. A previsão de faturamento, conforme cálculos do Banco Central do Paraguai (BCP), é superior a US$ 2,5 bilhões, considerando apenas as exportações efetuadas pelo setor.

Graças à adoção de modelos empresariais que, por outro lado, são duramente questionados por ambientalistas e camponeses, os “sojeiros” paraguaios cultivam, atualmente, a quarta maior área mundial, sendo superados, apenas, por seus concorrentes de Brasil, Estados Unidos e Argentina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.