CI

Colheita de soja chega a 55% da área no Brasil

O avanço registrado é de sete pontos percentuais em relação à semana passada


Levantamento realizado, nessa terça-feira (27-03), pela Agência Rural aponta que 55% da área brasileira de soja 2006/07 já está colhida. O avanço registrado é de sete pontos percentuais em relação aos 48% apurados na semana passada, e uma vantagem de três pontos frente ao índice de 52% registrado há um ano.

No quesito velocidade, os destaques deste levantamento foram Maranhão e Minas Gerais, onde o clima contribuiu para o bom andamento dos trabalhos e permitiu o avanço de 15 e 13 pontos percentuais, respectivamente, em relação aos índices da semana passada. Com esse desempenho, a colheita já chega a 30% da área maranhense e a 28% da área mineira.

Centro-Oeste

No Mato Grosso, a colheita chega a 93% da área plantada. Já encerrados em várias regiões produtoras, os trabalhos agora se concentram no sul do estado e principalmente na região do Araguaia, o que deve reduzir o ritmo de avanço da colheita.

Em Goiás, os trabalhos já estão em fase final na porção sudoeste do estado, e a colheita agora se concentra na região leste, que produz menos soja. Na média estadual, Goiás tem um índice de colheita de 68%, contra 58% há uma semana. Já o Mato Grosso do Sul tem 72% de sua área já colhida, contra 60% há uma semana.

Sul

No Paraná, 70% da área de soja já está colhida, e a expectativa é de que os trabalhos avancem rapidamente nos próximos dias, caso o clima continue colaborando. Em Santa Catarina, que tem 10% da área colhida, os trabalhos ganharam ritmo nos últimos dias, embora a maior parte dos produtores ainda não esteja com as máquinas no campo. No Rio Grande do Sul, onde a colheita também é incipiente, o índice está em 7%. As informações são da AgRural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.