Soja

Colheita de soja chega a 6,4% da área cultivada no Brasil na safra 2017/2018

Segundo a AgRural, os trabalhos perderam um pouco do fôlego devido às chuvas registradas nos últimos dias em Mato Grosso
Por:
42 acessos

A colheita de soja da safra 2017/18 de soja chegou na quinta-feira (1º) a 6,4% da área cultivada no Brasil – pouca coisa acima dos 5,7% que a AgRural projetou como total que seria colhido no mês de janeiro, atrás dos 10,1% do ano passado e em linha com os 6,3% da média de cinco anos.

Colheita de soja em Mato Grosso

O estado de Mato Grosso segue puxando o ritmo, com colheita já finalizada em 20,5% de sua área. Os trabalhos, entretanto, perderam um pouco do fôlego devido às chuvas registradas nos últimos dias. Apesar dos grandes volumes recebidos em algumas regiões, a maioria dos produtores conseguiu manter as máquinas em campo porque as chuvas foram intercaladas por aberturas de sol. Além disso, não há relatos de perdas por excesso de umidade. De acordo com a AgRural, as precipitações ainda podem atrapalhar a colheita nos próximos dias, mas os volumes mostrados nas previsões são menores que os apurados nesta semana.

Outros estados

No resto do país, a colheita de soja chegou a 12% em Rondônia, 4% em Goiás, 2% no Pará, 1,8% em São Paulo, 1,4% em Mato Grosso do Sul, 1% na Bahia, 0,9% em Minas Gerais, 0,5% no Paraná e 0,3% em Santa Catarina. Em relação ao ano passado, há atraso em todos os estados citados, exceto o Pará. Esses atrasos, contudo, não são grandes e não ameaçam a produtividade. Para o Rio Grande do Sul e o Matopiba, onde a produtividade se define em fevereiro, a previsão para os próximos 15 dias é de tempo favorável ao enchimento de grãos.

 

 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink