CI

Colheita de soja da safra 2006/07 chega a 48%

O Estado de Mato Grosso mantém-se na dianteira, com 86% da área já colhida


A colheita da safra brasileira de soja já está concluída em 48% da área dedicada à cultura neste ciclo 2006/07, de acordo com levantamento realizado na terça-feira (20-03) pela Agência Rural. Esse índice representa um avanço de 11 pontos percentuais em relação aos 37% apurados na semana passada e uma vantagem também de 11 pontos diante do percentual colhido há um ano, na safra 2005/06.

A exemplo do que aconteceu nas duas primeiras semanas de março, o clima continuou colaborando com os trabalhos nos últimos dias e permitiu o rápido avanço das máquinas, especialmente nos estados do Centro-Oeste e no Paraná. Mato Grosso mantém-se na dianteira, com 86% da área já colhida, seguido por Paraná (62%), Mato Grosso do Sul (60%) e Goiás (58%).

No médio-norte do Mato Grosso, a colheita da soja já está praticamente concluída e, por isso, o ritmo dos trabalhos na média estadual não foi prejudicado pelas chuvas recentes. As precipitações, aliás, foram muito bem-vindas na região, já que levaram alívio às lavouras recém-plantadas de milho safrinha. No resto do estado, onde choveu menos, a colheita da soja continuou sem maiores percalços.

Em Goiás, a grande preocupação dos sojicultores tem sido o combate à ferrugem. Conforme adiantamos em informativo enviado no dia 28 de fevereiro, a incidência da doença no estado prejudica a produtividade das lavouras e dificulta a manutenção dos bons rendimentos obtidos no início da colheita, que chegavam a superar a marca de 50 sacas por hectare. As informações são da AgRural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.