CI

Colheita de soja da safra 2017/2018 chega a 10% no Brasil

O Paraná continua chamando a atenção pelo atraso, já que até quinta-feira apenas 1% da área estava colhida


A colheita de soja da safra 2017/2018 chegou na quinta-feira (08/02) a 10% da área cultivada no Brasil. O número representa avanço de quatro pontos percentuais em uma semana e é inferior aos 19% de um ano atrás e aos 12% da média de cinco anos.

Quando o assunto é atraso, quem continua chamando a atenção é o Paraná, onde apenas 1% da área estava colhida até quinta-feira, ante 13% no ano passado e 16% na média de cinco anos. Mesmo com tempo aberto ao longo da semana, os trabalhos avançaram lentamente porque ainda há poucas áreas prontas, devido ao atraso no plantio e ao alongamento do ciclo das lavouras da região oeste.

Colheita de soja

Mas a expectativa é de que a colheita de soja avance rapidamente no oeste paranaense a partir da semana que vem. Como a germinação da soja foi concentrada, muitas áreas chegarão juntas ao ponto de colheita. O problema é que, segundo as previsões, as chuvas devem voltar ao Paraná, podendo dificultar o avanço das máquinas.

Perdas pontuais por chuva em Mato Grosso

Em Mato Grosso, que segue na dianteira entre os estados, com 30% de sua área já colhida, as chuvas desta semana causaram certa lentidão nos trabalhos, mas as máquinas continuaram em campo nos intervalos com sol. No norte, de acordo com a AgRural, o grão tem saído das lavouras com alta umidade e já há registros de soja avariada pelo excesso de chuva. Esses registros, porém, ainda são pontuais e não afetam a produtividade da região.

Goiás e Mato Grosso do Sul

No vizinho Goiás, a colheita de soja ficou um pouco mais lenta no início da semana, devido à chuva, mas depois ganhou ritmo, chegando a 9% na quinta-feira. Em Mato Grosso do Sul, o tempo aberto favoreceu a colheita, que saltou de 1% para 6% em uma semana. Nos dois estados, contudo, há atraso em relação ao ano passado e à média de cinco anos. Os outros estados com colheita já em andamento são Rondônia (20%), São Paulo (6%), Pará (4%), Minas Gerais (3%), Santa Catarina e Bahia (1% cada).

Matopiba e Rio Grande do Sul

Nos estados que plantam mais tarde, as lavouras se desenvolvem bem no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, favorecidas pelas chuvas recentes. No Rio Grande do Sul, fevereiro começou mais seco, mas isso ainda não prejudica a safra. As previsões para os próximos dias, entretanto, mostram pouca chuva no estado, informou a AgRural em comunicado.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.