CI

Colheita de soja na Índia vai crescer nesta safra


A Índia, com 69% de sua grande população dependente da agricultura, prevê produzir cerca de 9,2 milhões de toneladas de óleos e gorduras vegetais no ano-safra 2003/04, 17% acima das 7,87 milhões de toneladas do período anterior. Para a safra 2006/07, as metas do país asiático são ainda mais ambiciosas, com produção estimada desses produtos em torno de 12,5 milhões de toneladas.

Por trás desses números está a disposição do país em se transformar em grande produtor de alimentos, com uma produção doméstica suficiente para suprir até 80% das necessidades internas. Com esse objetivo, o país cumpre programa de governo denominado "revolução verde", cujo sucesso é garantido por um política de garantia de preços mínimos, exportações de frutas e vegetais, e biotecnologia. "Em 1960, a Índia era um dos maiores importadores de grãos do mundo", lembra Dorab Mistry, da Associação das Industrias Produtoras de Óleos da India (SEA, a sigla em inglês). Em 2002, mesmo com a forte seca que assolou o país, a India exportou cereais.

Ao longo dos anos o país aumentou sua área de produção de arroz, trigo, cana-de-açúcar e de oleaginosas. Formaram estoques reguladores de cereais, que atingem 50 milhões de toneladas, diz Mistry, integrante da numerosa delegação indiana, que participou ativamente dos trabalhos do 73 congresso da Associação Internacional das Indústrias de Óleos Vegetais, realizado na última semana, no Rio de Janeiro.

Apesar dos avanços de produção, "a Índia necessita importar óleos, principalmente de soja", afirma o especialista indiano, lembrando que as compras externas de óleos vegetais atingem cerca de 5 milhões de toneladas por ano. Ainda assim, o país adota tarifa de importação sobre o óleo de soja de 45%. Exportadores internacionais temem que a Índia venha a impor preços mínimos para importação do produto, como medida de salvaguarda em estudos pelo governo. A Índia é o primeiro mercado para o óleo de soja exportado pela Argentina, segundo informa Alberto Rodriguez, da Câmara das Industrias de Zeites da República Argentina (Ciara).

Colheita no Brasil

A colheita de soja está em andamento no Brasil, e a maioria das regiões de cultivo continua apenas ligeiramente atrás do ritmo médio dos últimos cinco anos, devido ao início tardio da temporada de plantio e ao nível de chuvas, de quase normais a superiores ao normal, registrado nas áreas de soja em março deste ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.