CI

Colheita de soja na região do Alto Jacuí (RS) atinge 85%


A região do Alto Jacuí, Norte do Rio Grande do Sul, deve concluir a colheita da soja até o final de semana. Pelo menos é esta a previsão do agrônomo do Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí (Cotrijal), Fernando Martins, que estima em 85% o índice da oleaginosa já retirada das lavouras. De acordo com o agrônomo, as projeções feitas no início da safra com base nos estragos causados pela estiagem na cultura estão se confirmando. A produtividade oscila de 12 a 58 sacas por hectare.

Martins explica que a variação de produtividade está relacionada a chuvas esparsas ocorridas durante os meses de fevereiro e março em determinadas áreas produtoras de soja, na região do Alto Jacuí. "Com a adversidade do clima, vamos fechar a safra 2003/04 com média de 30 sacas por hectare, 12 a menos do que a registrada no ano passado, que foi de 42 sacas/ha. Quando comparamos com a média histórica dos últimos 10 anos, 37 sacas/ha, a perda é menor", calcula Martins. Segundo ele, as perdas maiores estão nas lavouras com cultivares mais tardias que ficaram sem chuva no período de floração.

Duas chuvas a mais, uma no final do mês de fevereiro e outra na metade de março, teriam garantido a maior safra de grãos já registrada na região. "Com um clima favorável, o agricultor atingiria uma produtividade de até 70 sacas/ha", salientou Martins. A estiagem também compromete a produção de sementes para a safra 2004/05.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.