CI

Colheita de soja no Brasil alcança 2,1% da área

Avanço nos trabalhos de campo é reflexo “do plantio mais rápido da história e do adiantamento do ciclo de parte das lavouras devido à estiagem


A colheita de soja da safra 2018/19 do Brasil atingia 2,1 por cento da área total até a véspera, informou nesta sexta-feira a AgRural, apontando ritmo acelerado ante o 0,1 por cento de um ano atrás e o 0,4 por cento da média de cinco anos.

De acordo com a consultoria, o avanço nos trabalhos de campo é reflexo “do plantio mais rápido da história e do adiantamento do ciclo de parte das lavouras devido à estiagem”.

O tempo adverso há mais de um mês, com irregularidade nas chuvas e altas temperaturas, tem levado o setor a apostar em uma safra menor no Brasil. A própria AgRural cortou nesta semana sua estimativa de produção para 116,9 milhões de toneladas, não descartando mais perdas caso as condições desfavoráveis continuem.

Segundo a consultoria, a colheita é puxada pelo Paraná, onde 6 por cento da área já está colhida. Em seguida aparecem Mato Grosso, com 3,9 por cento, e Goiás, com 1,6 por cento.

MILHO

A AgRural destacou ainda que o plantio da segunda safra de milho, a “safrinha”, já começou no país —a colheita desse cereal ocorre em meados do ano.

Até a véspera, a semeadura da segunda safra de milho no centro-sul atingia 1,5 por cento da área projetada, contra 0,2 por cento na média de cinco anos. Em igual momento de 2018, os trabalhos não tinham começado.

Conforme a AgRural, o Paraná puxa as atividades, com 4,4 por cento da área já plantada. Em Mato Grosso, o plantio alcança 1,4 por cento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.