CI

Colheita de soja no Brasil registra atraso em seu início, aponta Céleres

Precipitações intensas prejudicam os trabalhos em algumas áreas


A colheita de soja no Brasil apresenta um atraso nesta fase em que os trabalhos estão em seu início, por conta de fatores climáticos, informou nesta segunda-feira a consultoria Céleres.

Até o final da semana passada, o Brasil havia colhido 9 por cento de sua safra 2010/11 estimada pela Céleres em 69,8 milhões de toneladas. Houve um avanço de somente dois pontos percentuais na comparação com a semana anterior.

Na mesma época do ano passado, os produtores brasileiros tinham colhido 15 por cento da safra 2009/10, estimada em 68,1 milhões de toneladas pela Céleres.

Os dados da consultoria também apontam que a colheita está atrasada em relação à média dos últimos cinco anos, com um índice de 7 por cento para esta época do ano.

"Em pesquisa realizada na semana passada, observou-se que o ritmo da colheita da soja tem sido mais lento neste ano quando comparado com o ano passado, principalmente por conta do clima", afirmou a consultoria em relatório semanal.

Além de o plantio da safra 2010/11 ter sido iniciado nos Estados do Centro-Oeste tardiamente, pela ausência de chuvas, agora precipitações intensas prejudicam os trabalhos em algumas áreas.

COMERCIALIZAÇÃO

Quanto às vendas, estima-se que 52 por cento da safra 2010/11 já tenha algum compromisso de entrega, um avanço de 3 pontos em relação à semana anterior, ante apenas 27 por cento registrado no inicio de janeiro de 2010, segundo a Céleres.

A média histórica para esta época do ano é de 43 por cento, segundo dados da Céleres.

Preços favoráveis levaram mais produtores a realizarem vendas antecipadas nesta temporada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.