Colheita de soja no Brasil vai a 67% da área em "ritmo lento" por chuva

Soja

Colheita de soja no Brasil vai a 67% da área em "ritmo lento" por chuva

Colheita da safra de soja 2018/19 no Brasil avançou para 67 por cento da área até a última quinta-feira
Por:
658 acessos

A colheita da safra de soja 2018/19 no Brasil avançou para 67 por cento da área até a última quinta-feira, quatro pontos percentuais na comparação semanal, com os trabalhos de campo “em ritmo mais lento” devido às chuvas constantes em algumas regiões do país, informou a AgRural nesta segunda-feira.

Conforme a consultoria, a colheita no maior exportador global da oleaginosa está ligeiramente acima do observado há um ano (65 por cento) e na média dos últimos cinco ciclos (63 por cento).

A colheita já está praticamente encerrada em Mato Grosso (99 por cento), maior produtor nacional, e em Mato Grosso do Sul (98 por cento), com os trabalhos perto do final também em Rondônia (95 por cento), São Paulo (94 por cento) e Goiás (92 por cento).

No Paraná, contudo, a chuvarada tem atrapalhado, e 72 por cento da área com soja no Estado foi colhida, aquém do registrado há um ano.

“Há relatos de excesso de umidade em lotes recém-colhidos e casos pontuais de grãos avariados no norte do estado, onde a colheita já está entrando na reta final. No sul, onde a colheita é mais tardia, ainda não há queixas de perda de qualidade”, informou a AgRural.

A AgRural estima uma produção de 112,9 milhões de toneladas de soja no atual ciclo 2018/19, bem aquém dos mais de 120 milhões esperados antes da estiagem de dezembro e janeiro, que afetou lavouras em diversas regiões do país, reduzindo o potencial produtivo da safra.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink