CI

Colheita de trigo no Rio Grande do Sul atinge 42%

A colheita de trigo no Rio Grande do Sul foi retomada com mais intensidade durante a semana


A colheita de trigo no Rio Grande do Sul foi retomada com mais intensidade durante a semana, aumentando 13 pontos percentuais e chegando atualmente nos 42% já colhidos. As lavouras que se encontram em fase final de maturação e prontas para serem colhidas somam, no momento, 36%. O excesso de umidade provocou perdas qualitativas aos grãos, já identificado nas áreas colhidas no domingo (04-11) em municípios que compõem a região administrativa de Ijuí.

Conforme relato de técnicos dessa região, o identificador da qualidade compreensível pelos agricultores, que é o PH (peso de hectolitro), reduziu em média 3 a 4 pontos. As lavouras que maturaram antes das pesadas chuvas vinham obtendo produto com PH de 78 a 80. Lavouras que tiveram sua maturação sob clima adverso e foram colhidas nessa semana já se apresentam com PH de 75 a 77. Em áreas colhidas nos municípios sob a administração do Regional de Passo Fundo, a situação não difere muito, com o produto apresentando PH em torno de 77.

Ainda segundo relatos dos técnicos, apesar da queda na qualidade do produto, as médias ainda permanecem entre 30 e 35 sacos/ha (1.860kg/2.100kg). Na região de Santa Rosa, onde a colheita se encontra mais adiantada (cerca de 60%), as lavouras não vêm apresentando grandes conseqüências, apesar do clima inconstante, com as mesmas obtendo, em média, 1800 kg/ha, o que é considerado bom pelos técnicos, tendo em vista o histórico da cultura na região. Em Erechim, entretanto, começam a acusar perdas de 10% a 20% na produtividade como conseqüência dos últimos temporais.

Na comercialização, os preços seguem em queda no mercado local em contraponto à valorização dos mercados internacionais. Durante a semana a saca de 60 kg foi comercializada, em média, a R$ 26,65. Uma diferença de –2,09% em relação ao preço da semana anterior de R$ 27,22. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.