Colheita de verão garante 72% da safra total no PR

Agronegócio

Colheita de verão garante 72% da safra total no PR

Esse percentual corresponde a 21,32 milhões de toneladas de grãos no Paraná
Por:
164 acessos

Com o encerramento da colheita das lavouras de verão, 72% da safra 2006/07 do Paraná já estão garantidos. Esse percentual corresponde a 21,32 milhões de toneladas de grãos. Com isso, estima-se que a safra total de grãos de verão e inverno deverá encerrar com a produção em 29,61 milhões de toneladas, o que representa aumento de 23,6% em relação à safra 2005/06.

A maior parte da safra de verão já está vendida e os preços obtidos estão maiores que no ano passado. As cotações dos principais grãos produzidos no Paraná, como milho e soja, estão aquecidas, em função da elevação dos preços no mercado internacional. “O clima favorável e o uso de tecnologia por parte dos produtores colaboraram para os bons resultados para esta safra”, informou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, com base na estimativa mensal de safra, referente a junho, divulgada ontem pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria. Para Bianchini, as projeções demonstram que o potencial de produção do Paraná está acima de 30 milhões de toneladas, o que confirma o Estado como maior produtor de grãos do País.

A produção de grãos de verão, que somou 21,32 milhões de toneladas foi 21% maior em relação à safra anterior, que foi prejudicada pela estiagem. Para a safra 06/07, colaborou o resultado da safra de soja, milho e feijão da primeira safra. Só a safra de soja rendeu um volume já colhido de 11,76 milhões de toneladas, 26% maior em relação à safra passada.

Recorde:

Segundo o engenheiro agrônomo Otmar Hubner, chefe da Divisão de Conjuntura Agropecuária do Deral, esse resultado é recorde e superou a marca de 10,96 milhões de toneladas, obtida na safra 2002/03. Com a colheita encerrada, a produtividade obtida foi de 2,988 toneladas por hectare, a terceira maior já obtida.

Apesar das perdas verificadas na primeira safra, devido ao excesso de chuvas no final de dezembro de 2006 e início de janeiro de 2007, o Paraná colheu 564,5 mil toneladas do grão, 18% a mais do que o volume produzido na safra passada, que foi 478 mil toneladas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink