CI

Colheita do arroz chega a 80% da área plantada no RS

A orizicultura gaúcha representa 50% da produção do Mercosul e 61% da produção do Brasil


Os produtores de arroz tem aproveitado o tempo seco em todo o Estado para manter as colheitadeiras funcionando nas lavouras de arroz. Devido ao clima favorável, alguns municípios devem encerrar a colheita do cereal nos próximos dias. Dom Pedrito, Itaqui, Camaquã, Jaguarão, Rio Grande e Santo Antônio da Patrulha já contabilizam mais de 80% das lavouras colhidas. Nesta safra, a área semeada é de 1,1 milhão de hectares.

A orizicultura gaúcha representa 50% da produção do Mercosul e 61% da produção do Brasil. São 9 mil lavouras e 18,5 mil produtores, atuando em 135 municípios. O setor gera 232 mil empregos, dos quais 37 mil diretamente na lavoura. São 262 indústrias de beneficiamento de arroz no Estado.

"Estamos com uma boa colheita, e a produção está acima da registrada no ano passado", observa o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz, Maurício Fischer. A preocupação maior, no entanto, ainda é com a variação de temperaturas, bastante comum nesta época do ano, que pode ocasionar trincas no grão ainda dentro da casca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.