CI

Colheita do arroz ultrapassa 70% no Rio Grande do Sul

Em comparação com o ano passado, a colheita da safra está 21 pontos percentuais abaixo do índice


A colheita da safra de arroz está concluída em 71% da área cultivada no Rio Grande do Sul. Em comparação com o ano passado, a colheita da safra está 21 pontos percentuais abaixo do índice alcançado nesta mesma época. No entanto, se comparada com a média histórica dos últimos cinco anos, o percentual está dentro da média. O que resta para ser colhido está maduro e os produtores aguardam um tempo mais seco para realizar a colheita. O levantamento semanal da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta sexta-feira (22-04), sobre a situação das culturas e as produtividades estão indicando uma quebra menor do que se esperava no início da safra.

Já a colheita do milho chega a 63%. As lavouras que ainda restam estão localizadas em pequenas propriedades, onde a colheita é manual. Com relação à soja, a preocupação é se vale a pena entrar nas lavouras para colher o que resta. Em alguns casos, as produtividades estimadas e a qualidade do produto não compensam os custos da operação. A colheita da safrinha de feijão teve desaceleração em função das chuvas. Atualmente, as fases da lavoura se apresentam com 3% em desenvolvimento vegetativo, 7% em floração, 20% em enchimento de grãos, 33% maduros e por colher e 37% colhido.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.