CI

Colheita do Arroz vai falar de diversificação

Com o tema “Os novos rumos do sistema de produção”, deve apresentar tecnologias também para soja


Foto: Irga Zona Sul

Prestes a ser concluída a safra 19/10 de arroz no Rio Grande do Sul está apresentando números positivos. De acordo com o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) a produtividade é a maior desde 1921, com 8.418 quilos por hectare. 

Ainda com as máquinas nas lavouras do estado quem também está movimentada é a Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). O local vai receber novamente a Abertura Oficial da Colheita do Arroz. A 31º edição do evento acontece de 9 a 11 de fevereiro de 2021. 

Desde a semana passada o local recebe preparo de solo, construção de sulcos visando a drenagem e irrigação de soja e milho nas vitrines tecnológicas e o plantio da cobertura de solo com trevo persa e azevém na área. Com o tema “Os novos rumos do sistema de produção”, a exemplo deste ano, o evento deve apresentar tecnologias, também, para as lavouras de soja em várzea, pratica que vem crescendo nas áreas de arroz, conforme já mostramos na reportagem: os desafios da soja na várzea

Segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, o produtor tem que necessariamente continuar buscando para a Metade Sul mais alternativas de cultivos, intensificando o sistema com outros grãos e novas espécies forrageiras para as pastagens. “Temos que partir para a intensificação da busca de alternativas para atingirmos maior produtividade. O grande desafio seria obter um sistema de produção onde o produtor teria uma maior irrigação para trazer mais segurança a culturas como a soja. E, a partir daí, para outras culturas como o milho, assim como outras alternativas nas quais estamos estudando a viabilidade”, destaca.

Veja outras fotos da preparação da área:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.