CI

Colheita do milho avança bem

Forte avanço nos trabalhos de semeadura do milho de inverno


Foto: Leonardo Gottems

De acordo com a Consultoria DATAGRO, a colheita da safra de milho verão avança bem “devido ao clima mais favorável no Centro-Sul do país, mantendo-se em ritmo bem acima da média”. Já foram colhidos 57,1% da área projetada, contra 49,2% na semana passada, resultado que ficou acima dos 54,7% registrados em 2020 e dos 45,8% da média dos últimos cinco anos.

Segundo a DATAGRO, o avanço do milho foi puxado pela colheita de 68% no Paraná (PR), 66% em Santa Catarina (SC) e 63% no Rio Grande do Sul (RS). As perdas de produção ficaram limitadas apenas ao RS e SC por falta de chuvas entre setembro e novembro.

Plantio milho de inverno 2021

Ainda de acordo com a Consultoria, a região Centro-Sul do Brasil também apresentou forte avanço nos trabalhos de semeadura do milho de inverno, embora ainda com plantio bem atrasado sobre a média normal. Levantamento da DATAGRO mostra que 77,4% da área projetada foi semeada até 12 de março, contra 57,5% da semana anterior. O fluxo está bem atrás dos 90,4% de 2020 e dos 86,1% da média de 5 anos. Trabalhos chegando a 89% no Mato Grosso (MT) e 70% no Paraná (PR). 

“Acreditamos que os produtores tentarão plantar boa parte da área planejada, mesmo fora da janela de recomendação técnica, o que aumenta o risco de perdas para a safra, caso as chuvas de abril não sejam regulares. No entanto, deveremos ter corte na área efetivamente semeada em relação às estimativas anteriores. A previsão para março segue chuvosa, mas com diminuição das chuvas em abril”, ressalta o coordenador de Grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Junior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.