CI

Colheita do trigo avança no RS

Avanço chega a 78% do total da área implantada com as lavouras da cultura no Rio Grande do Sul


Foto: Eliza Maliszewski

A semana anterior iniciou com chuva em algumas regiões do Estado em baixos volumes e distribuição esparsa, o que não dificultou o avanço da colheita do trigo, que chega a 78% do total da área implantada com as lavouras da cultura no Rio Grande do Sul.

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater,  na região de Santa Rosa, 93% das áreas já foram colhidas. A produtividade média registra redução de quase 50%. As perdas se acentuaram com a diminuição das chuvas, o que impactou negativamente na produtividade das áreas tardias. A qualidade dos grãos colhidos é satisfatória.

A presença de precipitações em algumas regiões do Estado favoreceu a retomada do plantio de soja, que avançou 10% na semana, atingindo 17% da área total estimada. Na região de Bagé, as precipitações repuseram os níveis adequados de umidade do solo, a semeadura se intensificou, chegando a 30% das áreas. Ao longo da semana, o plantio deve se estender às áreas de várzeas onde não foi possível realizar a operação devido ao excesso de umidade. As baixas temperaturas noturnas podem atrasar o processo de emergência. As precipitações que ocorreram esparsas e com volumes variados no Estado permitiram a continuidade dos plantios do milho, que atingiu 75% da área total estimada, mas restringido nas localidades que a umidade do solo permaneceu abaixo do aceitável pelas plantas para germinação.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.