CI

Colheita nas Várzeas Tropicais segue sem foco de ferrugem asiática no TO

Resultado do trabalho da Adapec e conscientização dos produtores


A colheita de sementes de soja nas Várzeas Tropicais começou na semana passada. Até o momento nenhum foco de ferrugem asiática foi encontrado. Isto graças à conscientização dos produtores rurais e as ações desenvolvidas pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – que já monitorou 100% da área plantada, totalizando 36.732,68 hectares.

Este ano, foram mobilizados 22 engenheiros agrônomos de nove municípios, para coletarem amostras de folhas da oleaginosa, para verificação da incidência de ferrugem asiática, além de verificarem o cumprimento da vigência da colheita, que deverá ser encerrada no dia 10 de outubro, conforme Portaria nº 117/2011.

De acordo com o coordenador de Defesa Vegetal da Adapec, Geroilton Ribeiro, os técnicos estão empenhados e contam com a colaboração valiosa dos sojicultores que também monitoram suas lavouras e têm cumprido a obrigatoriedade da aplicação de fungicida no estágio R1 da planta, ou seja, no início da fase reprodutiva. “A cada ano percebemos uma evolução positiva de um conjunto de ações promovido por toda cadeia produtiva, no controle e prevenção da ferrugem asiática”, disse.

Em 2011, os técnicos da Adapec coletaram 814 amostras de folhas de soja para diagnóstico da ferrugem asiática, nos municípios de Lagoa da Confusão, Pium e Formoso do Araguaia. Deste total, apenas 3% das amostras foram positivas. Neste período foram fiscalizadas 553 propriedades produtoras de sementes de soja, numa área total de 37.983,66 hectares.

Várzeas Tropicais

No Tocantins, só é permitido o plantio da soja, durante a entressafra, na região das Várzeas Tropicais, onde foi comprovada cientificamente que não há proliferação da Ferrugem Asiática, principal praga que acomete cultura. Normalmente, o período do plantio ocorre entre os dias 1º e 31 de maio, contemplando os municípios de Dueré, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.