CI

Colheita semimecanizada de café canéfora é tema de workshop em Rondônia no dia 14 de julho

Atividades teóricas terão início às 7h30 no Centro de Treinamento da Emater, BR 364, km 22.


Atividades teóricas terão início às 7h30 no Centro de Treinamento da Emater, BR 364, km 22. Das 14h às 16h30 será a parte prática no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto do Oeste

O Worshop de Colheita Semimecanizada de Café Canéfora (conilon e robusta) -  tecnologias para a melhoria da qualidade e redução de custos - será realizado no dia 14 de julho, no município de Ouro Preto do Oeste, RO. O evento é gratuito, as inscrições serão feitas no local e podem participar produtores, técnicos, gestores públicos, estudantes e demais interessados no tema. As atividades teóricas terão início às 7h30, no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), na BR 364, km 22. Das 14h às 16h30 será a parte prática no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto do Oeste. As atividades serão conduzidas por pesquisadores e técnicos com grande experiência em cafeicultura, assim como por representantes das indústrias que produzem máquinas de colheita semimecanizada do café.

Um dos principais desafios enfrentados pelos cafeicultores é a escassez de mão de obra que limita o desenvolvimento da produção, tanto em quantidade como em qualidade. Com o intuito de minimizar esse problema, a Embrapa Rondônia está realizando testes para a colheita semimecanizada do café canéfora (conilon e robusta), e acompanhando também produtores que já estão utilizando esse método no estado, pois ele pode ser uma alternativa viável. Em testes, as medições foram feitas e comparadas com a colheita manual. O rendimento da máquina foi de aproximadamente cinco para um. "Isso quer dizer que, considerando a máquina trabalhando com quatro operadores, ela tem potencial de fazer o trabalho de derriça de mais de 20 homens, reduzindo os custos em até 60%, quando comparada à colheita manual", explica o pesquisador da Embrapa Rondônia Enrique Alves.

As máquinas recolhedoras e trilhadoras do café são baseadas no sistema de podas e renovação anual e/ou periódicas das lavouras. Assim, os ramos provenientes das podas, ainda contendo os frutos, formam leiras que são trilhadas mecanicamente ou podem simplesmente alimentar as máquinas de forma manual. Essa forma de colheita semimecanizada possui grande potencial por utilizar máquinas mais compactas e de menor custo, além de não exigir a obrigatoriedade da adequação espacial das lavouras de café.

Realização e parcerias - O evento é uma realização da Embrapa Rondônia, Emater Rondônia e Sebrae. Conta também com a parceria do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, Indústrias Pallini & Alves, Indústrias Colombo (MIAC), Agro Mais e Jacomin Agropecuária e Irrigações.

Programação e local do Worshop de Colheita Semimecanizada de Café Canéfora

Centro de Treinamento da Emater (parte teórica):

7h30 – Café da manhã e inscrição dos participantes

8h15 – Desafios e perspectivas da cafeicultura de café canéfora no Brasil e no mundo

9h15 – Manejo da poda do cafeeiro visando a renovação da lavoura e a colheita semimecanizada

10h15 – Estudo de caso das operações com colheita semimecanizada no Estado de Rondônia

11h30 – Mesa Redonda

12h30 – Almoço

Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto do Oeste (parte prática):

14h às 16h – Oficinas práticas de poda programada e colheita semimecanizada do café

16h30 – Encerramento

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.