CI

Colheitadeiras são testadas desde 2015 para garantir eficiência e baixo custo

New Holland alia tradição e inovação com novas colheitadeiras TC e TX


Foto: Divulgação

Em time que está ganhando se mexe, sim. Não bastasse ser a colheitadeira mais vendida do Brasil, com uma história de 27 anos que a consolidou como a mais querida dos agricultores brasileiros, a linha TC, da New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, acaba de dar mais um passo adiante na sua evolução. Além das melhorias tecnológicas que conferem à máquina mais conforto, melhor desempenho e baixo custo de manutenção, a nova geração ganhou um reforço, a co-irmã TX, que possui duplo rotor de separação, possibilitando melhor desempenho em qualquer tipo de cultura e terreno.

“A TC tem uma enorme importância para a agricultura brasileira e da América do Sul. Ela faz parte do universo dos agricultores do país e do continente. Nesses 27 anos ela viu a produção brasileira saltar para a liderança no cenário mundial de produção de alimentos e certamente ainda será testemunha de inúmeras outras conquistas que os nossos homens e mulheres do campo terão pela frente. Essa nova etapa da história da TC está apenas começando”, diz Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América do Sul.

Os novos modelos se dividem em duas famílias. A linha TC, com sistema de colheita convencional, é voltada para os clientes tradicionais da marca, que não pretendem modificar a sua maneira de trabalhar e querem ter máquinas acessíveis de pouca manutenção. Já a TX é a máquina ideal para quem busca inovação, sem deixar de ter uma colheitadeira acessível e de pouca manutenção. É perfeita para quem quer apostar em novos conceitos, mas ao mesmo tempo quer ter um ótimo custo-benefício. Ela possui sistema de debulha por cilindro e separação por sistema de duplo rotor. 

As alterações e tecnologia embarcadas nas duas famílias trazem uma porção de ferramentas exclusivas no mercado, entregando altíssima performance em todos os tipos de cultura, como arroz, feijão, soja e milho. Serão 4 modelos disponíveis, dois com debulha por cilindro e separação por sacapalhas (TC 4.90, com plataforma de 20 pés, e TC 5.90, de 25 pés), e dois com debulha por cilindro e separação por duplo rotor (TX 4.90, 25 pés, e TX 5.90, 30 pés).

Essa nova família de colheitadeiras, que será produzida na fábrica de Curitiba (PR), continua sendo a com melhor relação custo-benefício para o agricultor, mantendo o mesmo DNA que tornou a TC um sucesso de vendas, conforme lembra Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul. “Tudo o que tinha de atributo positivo na TC foi mantido nas novas máquinas. O que levava o cliente New Holland a comprar uma TC ele vai encontrar lá, só que com melhorias”, define.

A modificação dos sistemas de limpeza (dupla cascata na TC e tripla cascata na TX), além do duplo rotor separação nas TX, são os principais destaques dessa nova geração de colheitadeiras. O sistema de OPTIFAN, ventilador automático para todos os modelos, também é uma tecnologia a se destacar, assim como os novos côncavos seccionados e o ultramoderno sistema de nivelamento SMARTSIEVE, além do novo desenho e o maior conforto da cabine, que ganhou novos bancos vindos da Alemanha e teve a ergonomia dos controles melhorada. As máquinas ganharam ainda plataforma elétrica e maior capacidade de graneleiro.

Opinião dos agricultores foi fundamental

Mas não seria possível chegar a essa evolução sem conhecer a perspectiva dos clientes New Holland, conforme reforça Cláudio Calaça Júnior, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América do Sul. Segundo ele, durante visitas em campo as sugestões dos agricultores eram anotadas pelo time de especialistas da marca, bem como as observações dos concessionários e as conversas em feiras agrícolas. “Depois, com uma elaborada clínica que envolveu mais de uma centena de clientes, que nos deram os pilares para desenvolver o projeto, colocamos os primeiros protótipos em campo ainda em 2015. Eles foram testados exaustivamente nos campos de diversas regiões do país, em diferentes culturas e condições, com vários clientes de perfis diferentes”, conta.

Nos anos seguintes juntaram-se aos dois primeiros protótipos mais quatro máquinas, já bem próximas da versão final. Em 2019, a New Holland colocou 21 unidades do produto final em testes novamente para garantir que as expectativas dos clientes fossem atendidas plenamente. “Foram mais de 40 mil hectares colhidos, com mais de 10 mil horas-máquina e dezenas de pessoas envolvidas. Sempre aos olhos dos nossos clientes”, pontua Carlos Schimidit, especialista em Marketing de Produto da New Holland Agriculture.

Por isso, a expectativa em torno do novo produto não é pequena. “Queremos trilhar o mesmo caminho de sucesso que a TC traçou até aqui, atendendo as expectativas de nossos clientes e entregando a eles o produto que realmente é adequado para as condições mais difíceis de colheita. Afinal TC é Total Confiança”, conclui Calaça.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.