CI

Colmeia Viva, do Sindiveg, apoia ações do projeto Citricultura Sustentável

O Programa Colmeia Viva, do Sindiveg é apoiador do conjunto de ações do projeto "Citricultura Sustentável"


Foto: Divulgação

O Programa Colmeia Viva, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), é apoiador do conjunto de ações do projeto "Citricultura Sustentável", iniciativa do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), que incentiva a produção responsável de alimentos, equilibrando segurança alimentar e preservação ambiental nas regiões produtoras de citros.

"Um dos pilares do Colmeia Viva é promover o uso correto de defensivos agrícolas, para a produção sustentável de alimentos, aliado à proteção das abelhas. Nossas ações dialogam com os princípios da citricultura sustentável, já que os pomares são beneficiados pela polinização das abelhas", destaca Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro do Sindiveg e coordenador do Colmeia Viva.

Para o presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, a sustentabilidade é uma prática consolidada pelo setor citrícola, tanto pela conscientização sobre o tema quanto pelas exigências legais brasileiras e do mercado internacional. "O projeto 'Citricultura Sustentável' difunde as boas práticas agrícolas já adotadas e apoia pequenos e médios produtores", diz Monaco.

Entre as primeiras ações do projeto "Citricultura Sustentável", está uma série documental. Com o título "Água", o conteúdo é dividido em cinco episódios. De acordo com o Fundecitrus, por meio de fontes respeitadas no universo científico e de histórias de pequenos e médios citricultores, o documentário trata da importância estratégica e econômica da água para a viabilidade da vida.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site www.fundecitrus.com.br/citriculturasustentavel.

Colmeia Viva

O Colmeia Viva foi integrado ao Sindiveg em 2021 e passou a ter o apoio das 26 empresas associadas à entidade, que representam 40% do mercado de defensivos agrícolas do Brasil. O programa nasceu da consciência em construir uma relação mais produtiva entre a apicultura e a agricultura, que depende da utilização de insumos para a proteção das plantações contra pragas e doenças

"O Colmeia Viva está empenhado em colaborar com a criação de mecanismos de regulamentação à proteção e segurança do meio ambiente e das abelhas. Essas ações contribuem para o desenvolvimento sustentável da agricultura e da apicultura", ressalta Espanholeto. "Por meio da parceria com o Fundecitrus, disseminaremos ainda mais esses ideais tão importantes para o mundo mais responsável".

Entre as principais ações desenvolvidas, o Colmeia Viva mantém um canal de atendimento (0800-771-8000) para esclarecer dúvidas e receber sugestões e comentários, além de ter um aplicativo que facilita a comunicação entre os diversos segmentos envolvidos e oferece treinamento on-line e com certificado, disponível em https://aulaead.colmeiaviva.com.br. Todos os serviços são gratuitos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.