CI

Colômbia reduzirá produção de café


A produção colombiana de café deverá recuar para 10,9 milhões de sacas de 60 quilos, declínio de 8,8%, na safra 2002/03. A oferta do período 2003/04 crescerá para 11,8 milhões, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O recuo de 8,8% na produção cafeeira da Colombia para 2002/03 é atribuída em grande parte ao ciclo bianual da cultura, que intercala anos com grande safra e pequena produção. A previsão para a safra 2003/04 é de uma recuperação para 11,8 milhões de sacas, como parte do ciclo normal de produção, e devido à recuperação nos preços.

Os preços pagos aos produtores durante o primeiro trimestre de 2003 avançaram 12% em relação ao ano passado. O setor colombiano continua a reduzir níveis dos estoques, e a previsão é de que caiam abaixo de 1 milhão de sacas, pela primeira vez desde os anos 80.

As recentes mudanças nas regulamentações de exportação removeram o acordo compulsório de participação de mercado que destinava 30% do mercado de exportação para a Federacafe (braço comercial da Federação dos Produtores) e 70% ao setor privado. Os exportadores de café pagam para a Federação do Café um imposto compulsório de US$ 0,02 por libra-peso, para as exportações.

A queda na produção é maior devido também aos preços muito baixos em 2002, que tiveram um impacto negativo no uso de fertilizantes e outros insumos, e ao replantio de árvores mais velhas. Embora analistas projetem queda entre 10,3 milhões e 10,5 milhões de sacas, a produção o março, e a recente melhora nos preços sugerem um nível de 10,9 milhões de sacas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.