CI

Com falta de milho, indústria de SC pode reduzir produção de aves

O presidente da Acav, Clever Pirola Ávila, assinalou que o problema se agrava no sul do país


A escalada de encarecimento do milho - principal insumo das cadeias produtivas de aves e suínos - está alarmando as agroindústrias do setor e alimentando previsões negativas: se o quadro não mudar, haverá redução de produção e demissão de pessoal no segundo semestre deste ano.


O presidente da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), Clever Pirola Ávila, assinalou que o problema se agrava no sul do país, onde o milho chega a um custo ainda maior. Somente Santa Catarina produz 4 milhões de toneladas e importa anualmente de 1,5 milhão a 2 milhões de toneladas para suprir o déficit do cereal.

A redução da produção - se confirmada - ficará entre 5% a 8% do volume total de abates e implicará na demissão de trabalhadores em nível ainda não avaliado.

Ações do governo

Ávila mostra que as commodities em geral estão com patamar muito elevado de preços de mercado - especialmente milho e soja - principais ingredientes na composição da ração animal. Para agravar a situação, a valorização da moeda brasileira faz o setor exportador perder a competitividade no mercado internacional.

O presidente da Acav reclama que o governo, "já com atraso", precisa atuar com medidas efetivas na busca de equilíbrio cambial para a relação dólar-real.

"O governo precisa implantar uma política compensadora para o consumo do milho no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina similar ao que existe para o Nordeste, sobretaxar a exportação de milho e promover leilões do estoque da Conab especificamente para a região sul", reivindica.

A situação do mercado do milho é atípica e a tendência é de alta na maioria dos Estados produtores, de acordo com levantamento da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária.

Safras

O cenário para essa elevação nos preços decorreu da retração da oferta do milho da safrinha. Os produtores esperaram a definição sobre a produção da segunda safra, que, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), deve ser de 23,5 milhões de toneladas. Entretanto, o risco climático na maioria dos estados produtores, em função do atraso no plantio das lavouras, poderá comprometer o resultado final.


Ávila realça que o milho é considerado uma referência entre os cereais porque, além de servir para a alimentação humana, é base para a produção de proteína animal, compondo as rações de frangos, suínos e bovinos. De todos os cereais em alta de preços no Brasil e no mundo, o milho é o que mais preocupa.

O presidente da Acav observou que, na condição de mercado globalizado, a situação somente se normalizará se a safra de milho dos Estados Unidos tiver rendimentos recordes, mas, naquele país, o plantio está consideravelmente atrasado devido às condições de frio e umidade. Com uma demanda que continua elevada, as perspectivas para uma volta a preços normais dependem, em grande parte, do aumento da produção em 2011 e das reservas de cereais repostas na nova temporada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.