CI

Com pandemia, embarques de carne de frango recuam mais de 5% no ano

Exportações brasileiras de carne de frango ficando 5,63% abaixo do que foi alcançado no mesmo período de 2020


Foto: Pixabay

Dados preliminares da SECEX/ME apontam que no primeiro bimestre de 2021 as exportações brasileiras de carne de frango relativas aos quatro itens negociados pelo País (frango inteiro, cortes de frango, carne de frango salgada e industrializados de carne de frango) somaram 622,6 mil toneladas, ficando 5,63% abaixo do que foi alcançado no mesmo período de 2020.

Apesar do retrocesso, o recuo não surpreende. Pois no primeiro bimestre do ano passado as exportações do produto ainda não haviam sido afetadas pela pandemia, somente reconhecida pela OMS em 11 de março, ou seja, há um ano.

Em fevereiro último, conforme a SECEX, o Brasil exportou perto de 340 mil toneladas de carne de frango, 20% a mais que no mês anterior, mas quase 1% a menos que em fevereiro do ano passado.

Esta queda, porém, pode até ser desconsiderada. Porque, ano bissexto, fevereiro de 2020 teve 29 dias. E isto levado na devida conta chega-se à conclusão de que os embarques deste último fevereiro aumentaram mais de 2,5%.

Infelizmente, isso não se repete no acumulado do ano. Em essência, devido ao forte recuo (-10,77%) enfrentado no primeiro mês do corrente exercício. Daí o recuo de 5,63%. Ou de pouco mais de 4% se considerado que este primeiro bimestre teve um dia a menos.

Embora tenha apresentado o menor índice de queda em 11 meses (-6,68%), a receita cambial de fevereiro em praticamente nada alterou os valores acumulados, que registram retrocesso de 12,58% no bimestre e de 17,27% nos últimos 12 meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.