Com produção líder, Mato Grosso deve colher 43 milhões de toneladas
CI
Agronegócio

Com produção líder, Mato Grosso deve colher 43 milhões de toneladas

safra deve crescer 7,4%
Por:
A safra mato-grossense 2012/13 deve crescer 7,4% e atingir 43,3 milhões de toneladas, um ganho de aproximadamente 3 milhões de toneladas sobre a temporada anterior, quando foram 40,3 milhões de toneladas. É o que estimou nesta quinta-feira (9) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu levantamento mensal. 


Mesmo com uma produtividade 3,7% menor o estado permanece líder na oferta de grãos, fibras e oleaginosas, à frente do Paraná e o Rio Grande do Sul. Principal item do agronegócio mato-grossense, a soja deve totalizar 23,5 milhões de toneladas, um ganho de 7,7% sobre as 21,8 milhões de toneladas. A área da oleaginosa cresceu, ocupando um espaço 12% maior, devido especialmente à incorporação de áreas de pastagem.


A Conab estima novo recorde para o milho segunda safra, com uma produção avaliada em mais de 16 milhões de toneladas, contra as 15 milhões de toneladas do ano anterior. De acordo com o levantamento sistemático, somando-se com as 535 mil toneladas de milho primeira safra, a produção total do cereal deve ultrapassar 17,3 milhões de toneladas.


O mesmo relatório confirmou mais uma vez queda para as culturas do algodão em caroço (-36,5%) e em pluma (35,7%), com safras avaliadas em 1,7 milhão de toneladas e 673,2 mil toneladas, respectivamente.

A segunda safra de feijão no estado deve crescer 16,7% (chegando a 192,5 mil toneladas) e a terceira safra outros 26%, atingindo 56,3 mil toneladas. Já o primeiro ciclo do feijão deve recuar acima de 8%.

Para o girassol a Conab estima uma produção 8,4% menor, chegando a 71,8 mil toneladas. Já o arroz deve avançar para 528 mil toneladas, incremento de 14 sobre 2012/13.

Área

A área reservada à safra cresceu 11,5% e atingiu 12,2 milhões de toneladas. Um ano antes eram 10,9 milhões de toneladas.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.