CI

Com Pronaf e PNCF, produtor de batata-doce está entre os maiores do MT

Crédito fundiário e recursos do Pronaf ajudaram agricultor a produzir 1,3 mil toneladas de batata-doce por safra no MT


Ter a própria terra e poder investir no campo é um sonho que vem se realizando para muitos produtores. Com o agricultor familiar Vital Baran não foi diferente. Em 2008, graças ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), ele adquiriu uma área de cinco hectares no município de Lucas do Rio Verde, a 350 km de Cuiabá. E com apoio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), tornou-se um dos maiores produtores de batata-doce do Mato Grosso. 

Desde 2008, Vital Baran já pegou cerca de R$ 300 mil reais com o Pronaf e ampliou a área plantada por meio de parcerias. Hoje a bata-doce ocupa 40 hectares e a produção pode ultrapassar 1,3 mil toneladas. Ele conta que nunca teve dificuldade para pagar as parcelas do financiamento e indica o programa para outros produtores. “Pra mim ajudou em tudo. Tudo que eu precisava eu busquei e nunca tive problema”, afirma.  

De acordo com a Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Vital é o maior produtor familiar de batata-doce da região de Lucas do Rio Verde, necessitando, com frequência, contratar mão de obra para ajudar na propriedade. A meta agora é expandir o mercado. “Pretendo me especializar mais no plantio de batata, ampliar bastante. Até onde eu vou chegar eu não sei. Se eu puder, até exporto”, aposta o agricultor.

O extensionista da Empaer, Esmeraldo Almeida, conta que em função do crédito, Vital já começou a se especializar e a diversificar a produção. “Hoje ele tem cultivo de hortaliça folhosa no sistema convencional, ou seja, em canteiro a céu aberto, e também está produzindo no sistema de hidroponia. Ele começou a fazer projeto de irrigação simplificada, comprando insumo e se dedicou a plantação de hortaliças”, ressalta.

Pronaf

No estado do Mato Grosso são mais de R$ 790 milhões em contratos do Pronaf. Esmeraldo Almeida afirma que a procura dos agricultores pelos recursos do programa tem aumentado na região. Na unidade da Emaper, em Lucas do Rio Verde, onde trabalha, são aproximadamente 180 clientes com Declaração Aptidão ao Pronaf (DAP), dos quais cerca de 60% já se beneficiaram com o programa. 

O Pronaf é uma política pública da Sead que dá acesso a recursos financeiros a agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais. O financiamento pode ser feito de forma individual ou coletiva, com taxas de juros abaixo da inflação. O Pronaf tem diferentes linhas de crédito e investimento, de acordo com a necessidade do pequeno produtor. 

Para conhecer as linhas de crédito e saber mais sobre o programa clique aqui 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.