CI

Com safra de soja perto do fim, chuva ainda pode prejudicar no PR

Agricultores temem as geadas durante as madrugadas


Entre os meses de fevereiro e março, as chuvas frequentes criaram gargalos nas plantações de soja no Paraná. No segundo mês do ano, um grande volume de chuva foi acumulado, principalmente, no interior paranaense. Em março, o volume de chuva acumulado ficou entre 25 e 100 milímetros acima da média em quase todas as áreas do estado.
 
“Por causa do excesso de chuva, houve perda da qualidade da soja em algumas áreas paranaenses”, explica o economista da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), Marcelo Garrido.
 
Os produtores têm antecipado cada vez mais as plantações de soja para fugirem da época de chuva. Garrido explica que 93% da área disponível para a segunda safra de milho já foi plantada. A intenção dos produtores é evitar prejuízos por causa da ocorrência de geada entre o Outono e Inverno.
 
A Climatempo informa que o fenômeno da geada acontece quando uma massa de ar de origem polar com moderada a forte intensidade favorece a queda acentuada da temperatura durante a madrugada. Normalmente, ao longo do mês de maio, os primeiros eventos de geada começam a ser observados, principalmente nas áreas de baixada e nos pontos mais altos do estado.
 
Para os próximos dias, a chuva ainda poderá ser um problema para os agricultores. A passagem de uma frente fria favorece a chuva no estado paranaense, o que pode criar intempéries. Entre os dias 03 de 07 de abril, podem ser acumulados aproximadamente 100 a 200 milímetros em algumas localidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.