CI

Com vasta programação, Agrotins começa nesta terça-feira

Abertura oficial da Feira será realizada na quarta-feira


Com temática direcionada à agricultura familiar, começa, nesta terça-feira, dia 06, a 14ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que acontece até o próximo dia 10, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O evento é considerado o maior do setor na região Amazônica e deve reunir, segundo o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), mais de 73 mil pessoas. A abertura oficial da Feira será realizada na quarta-feira, dia 07, às 9h, com a presença do governador do Estado, Sandoval Cardoso, além de autoridades, representantes, técnicos e produtores.
 
Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, a consolidação da Agrotins como a maior feira do setor na região Amazônica tende a se reafirmar, mais uma vez, na edição deste ano. “Em 2013 foram registrados R$ 515 milhões em volume de negócios e, em 2014, a tendência é que estes números sejam superados”, disse.
 
O secretário executivo da pasta, Ruiter Padua, ressaltou a importância do evento para o produtor do Estado. “É uma oportunidade de ter acesso a tecnologias e conhecimentos específicos, o que é fundamental”, frisou, acrescentando a importância de ter uma programação voltada à agricultura familiar. “Hoje temos mais de 50 mil famílias neste segmento no Tocantins, que precisam ter, cada vez mais, condições de produzir melhor e ter autonomia”, ressaltou.
 
Programação
Segundo o coordenador de Transferência de Agrotecnologia da Seagro, e um dos organizadores do evento, Fernando Garcia, um dos destaques do primeiro dia de programação é a palestra da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre o Suporte ao Licenciamento Ambiental (Sisla), que acontece das15 às 16h50 no auditório 7, no Pavilhão da Piscicultura. “Trata-se de um sistema que facilita a tramitação de processos de licenciamento ambiental”, explicou.
 
Além disso, o primeiro dia da 14ª Agrotins contará com oficinas de Comercialização Comunitária e Princípios e Base da Economia Solidária, que acontecem, respectivamente, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, no auditório 5, no Pavilhão da Agricultura Familiar. Ao longo de todo o dia, das 9 às 17 horas, os visitantes poderão conferir também as mostras ao feirão de touros, ovinos e caprinos, equídeos, bovinos de leite, bovinos de corte e produções apícolas, dentre outros.
 
Novidades
Uma das grandes novidades na estrutura da feira é a pavimentação dos 9 km da estrada que dá acesso ao Centro Agrotecnológico de Palmas, realizada pela Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), e que será lançada na abertura oficial da Agrotins.
 
Além disso, foi ampliado o espaço de exposição de máquinas em 15 mil m², o que corresponde a cerca de 30% a mais que no ano passado. Assim, ao todo, a área total de exposição de máquinas, vitrines tecnológicas entre outros, terá 790 mil m², e contará com a participação de cerca de 500 instituições. Só no segmento de máquinas e implementos agrícolas, serão 218 expositores, divididos em 84 estandes. A 14ª edição da Agrotins também contará com 19 unidades demonstrativas de vegetais, chamadas de vitrines tecnológicas.
 
Como a temática deste ano é a agricultura familiar, este público terá um pavilhão específico na feira, com área total de 12 mil m², onde serão instaladas 30 vitrines, workshops, oficinas e cursos. Para garantir a participação do pequeno produtor, o Governo do Estado, através da Seagro, irá disponibilizar mais de 60 ônibus que devem trazer ao evento cerca de 2.900 produtores do interior do Tocantins.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.