CI

Combate à dengue, prevenção de acidentes e soluções para o setor movimentaram 2º dia do Sindag

O 2º dia do Seminário foi marcado por palestras, tendo como ponto alto o uso de aviões agrícolas no combate ao mosquito da dengue nas cidades


O uso de aviões agrícolas no combate ao mosquito da dengue nas cidades foi o ponto alto entre as palestras da quinta-feira, no Congresso Mercosul de Aviação Agrícola 2008, que termina hoje, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O tema Combate a vetores/dengue abriu a programação, às 9 horas, e foi tratado pelo diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Eduardo Araújo, e pela representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rose Gomes Monnerat (veja o texto abaixo).


Das 10h45 às 11h15 o assunto foi a trajetória do avião Ipanema, há 38 anos fabricado pela empresa Embraer/Neiva. O projeto original foi modernizado e hoje é o único avião no Brasil homologado para voar usando como combustível o álcool veicular. A palestra ficou a cargo do engenheiro Lucas Mello de Campos Arruda. Em seguida, outra palestra de produto de empresa brasileira foi até o meio-dia. O tema Voando com Lubrax ficou a cargo do representante da BR Aviation, Luiz Tadeu Pacheco. À tarde, a primeira palestra teve como tema Segurança de Vôo, a cargo do coronel Dilton Schuck, representante do Quinto Serviço Regional de Investigação e Preservação de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 5), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Tecnologias - Das 15h30 às 18 horas, Desenvolvimento de tecnologias e estudos da aviação agrícola no Mercosul foi o assunto de palestrantes do Brasil e da Argentina. Os brasileiros Eugênio Schröder (Schröder Consultoria) e Ivan Dressler da Costa (Universidade Federal de Santa Maria-RS) apresentaram resultados de pesquisas sobre pulverização de fungicidas sobre arrozais. Outra apresentação brasileira foi a de Walter Boller, da Universidade de Passo Fundo (RS), que apresentou um estudo comparativo da aplicação de fungicidas para o controle de doenças nas lavouras de trigo e milho por aeronaves e por via terrestre.

Conceptos de aplicaciones aéreas em ultra bajo volumen foi o tema da palestra dos pesquisadores argentinos José Luis Macloughlin e Orlando Martinez. Na apresentação, eles mostraram as vantagens de um procedimento que reduz em oito vezes cada gota do produto aplicado na lavoura, de modo que a aspersão tem melhor penetração na plantação, com maior concentração, mas gastando bem menos produto.


O segundo dia do Congresso Sindag terminou com um coquetel, servido às 19 horas aos expositores, palestrantes e visitantes, no espaço da exposição de equipamentos. Para hoje, a programação teve a abertura dos estandes de expo às 9 horas, quando também se iniciou a 15.ª Reunião do Comitê Aeroagrícola Privado do Mercosul, que ocorre em espaço paralelo, até às 10 horas. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.