CI

Combate a incêndio com aeronaves foi tema de curso que antecedeu o Congresso Sindag

A idéia é que o aprendizado sirva de base curricular para as escolas de aviação espalhadas pelo País


Qualificação em Combate a Incêndios foi o tema do curso promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) na Estância Santa Rita, em Cuiabá. As aulas ocorreram de 13 a 16 de junho e deram uma prévia do Congresso Nacional de Aviação Agrícola (Congresso Sindag), que vai movimentar a capital mato-grossense entre 17 e 19 de junho. Conforme o presidente do Sindag, Júlio Kämpf, a idéia é que o aprendizado repassado na capital mato-grossense sirva de base curricular para as escolas de aviação espalhadas pelo País.

Segundo Kämpf, por lei, o combate a incêndios com uso de aeronaves é uma prerrogativa das empresas de aviação agrícola. “Por isso estamos preocupados em qualificar seu aprendizado nos Cursos de Aviação Agrícola (CAVAGs).” De acordo com o presidente, cada tipo de incêndio exige uma forma diferente de ataque, considerando desde o terreno até o deslocamento de ar provocado pelas chamas. “O piloto deve sair da escola de aviação com uma boa base teórica e deve ter participado de ao menos uma simulação”, ressalta.

A qualificação específica para combate a incêndio tem sido tema de encontros entre as diretorias do Sindag e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Há um consenso entre as duas entidades de que o aprimoramento é necessário e caminhamos para o currículo básico (que será repassado em Cuiabá)", avalia Kämpf.

INSCRIÇÕES, CUSTOS E VAGAS

O curso vai anteceder o Congresso Sindag, em Cuiabá, terá dois dias de aulas teóricas e dois dias de prática. O conteúdo será repassado por instrutores chilenos e brasileiros, com espaço para troca de experiências com outro pilotos que fazem combate a incêndio com aviões no País.

A parte prática do curso contará com voos em duplo comando (aeronave Tupi) e voo solo (aeronave Ipanema). O presidente do Sindag conta que boa parte das vagas para o curso já foi preenchida. “A procura está sendo muito boa.” As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 8162-9355. Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas no site www.congressosindag.com.br

Temas a serem desenvolvidos

Cursos Teóricos e Práticos
Incêndios em campos e florestas.
Sistemas de alerta e coordenação.
Códigos de comunicação.
Técnicas básicas de padrão e localização.
Comportamento do fogo.
Órgãos responsáveis e convênios.
Infraestrutura para apoio a operações de combate a incêndios.
Equipamentos especiais para combate a incêndios.
Produtos para combate a incêndios, como água, retardantes químicos, dentre outros.
Estratégias integradas para combate a incêndios.
Combate aéreo e terrestre a incêndios.
Análise comparativa das aeronaves.
Uso de aviões cisterna.
Qualidade total e meio ambiente.


Carga Horária Total
Curso Teórico: 15 horas.
Curso Prático: 20 horas.

Local
Aeródromo Estância Santa Rita
Localidade: CUIABÁ - MT
Indicativo de Localidade: SJCY
Coordenadas Geográficas: S15”40’46” / W 55”57’27”
www.estanciasantarita.com.br

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.