CI

Combate de diarréias em bezerros recém-nascidos é tema de debate na Tecnoshow

Palestra discute vacinação de matrizes no combate de diarréias em bezerros recém-nascidos, neste sábado, das 14h às 15h, no Auditório 2 - CTC – Rio Verde (GO)


As diarréias são um dos principais problemas enfrentados por criadores de bezerros no Brasil. A vacinação de matrizes no combate a diarréias e enterites mostra viabilidade econômica e redução da mortalidade de recém-nascidos.

As diarréias correspondem a 12% da mortalidade de bezerros recém-nascidos no Brasil. Em algumas propriedades esta média chega a 30% das perdas de animais, tornando-se um dos principais problemas enfrentados pelos criadores. Para o professor de clínica de bovinos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Francisco de Sales Resende Carvalho, uma das soluções é a vacinação das matrizes. E este será o tema principal da palestra do pesquisador durante a Tecnoshow Comigo 2008, no CTC de Rio Verde (GO).

Uma pesquisa conduzida por Francisco de Sales, utilizando a vacina Rotatec J5, desenvolvida pela Biogénesis – Bago Saúde Animal, em um grupo de 200 matrizes, demonstrou a queda nos casos de diarréias e enterites entre animais recém-nascidos e a viabilidade econômica para os criadores de bezerros.

Segundo Francisco, do grupo inicial de 200 matrizes pesquisadas, 100 vacas foram imunizadas com a Rotatec J5, vacina a base de colebacilos e rotavírus inativados, e as outras 100 cabeças ficaram sem o medicamento. Entre os recém-nascidos do grupo imunizado, apenas 11% apresentaram diarréias brandas e não houve nenhum caso de óbito. Já no segundo grupo, 32% dos bezerros sofreram com as diarréias e um deles não resistiu.

“O manejo e a vacinação das matrizes mostram-se eficazes no combate à diarréia e o custo benefício do tratamento é bastante viável para os criadores. Este será um dos principais enfoques da palestra que também aborda o controle, a profilaxia e o tratamento das diarréias e enterites”, explica Francisco de Sales, natural de Minaçu (GO) e diretor técnico da Tracer Rastreabilidade.

Os participantes da Tecnoshow Comigo 2008 também terão a oportunidade de conhecer melhor o cenário atual da pecuária para os criadores de bezerros no Brasil. O pesquisador Francisco de Sales irá abordar em sua palestra temas como o custo benefício para os produtores voltados à cria de bezerros e o manejo e criação de recém-nascidos e vitelos (animais específicos para abate com 200 quilos).

Atualmente, o rebanho bovino brasileiro é composto por 67 milhões de cabeças, o que gera – a cada ano – 40 milhões de novos bezerros. Daí a importância em se discutir, junto aos produtores rurais, as diferentes técnicas de prevenção, controle e tratamento de enfermidades como as diarréias e enterites. As informações são da assessoria de imprensa do evento.


Serviço:

Palestra:  Diarréias e Enterites em bezerros (controle, profilaxia e tratamentos), com Prof. Dr. Francisco de Sales
Local: Auditório 2 - CTC – Rio Verde (GO)
Data: 5 de abril de 2008
Horário: 14h às 15h

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.