CI

Combinar soluções pode aumentar qualidade do algodão

Elas consistem em um maturador e um desfolhante


Foto: Marcel Oliveira

Uso combinado de um desfolhante e um maturador da Sumitomo Chemical no manejo final da pluma pode potencializar o preparo da colheita pela abertura uniforme de maçãs e eliminação do excesso de folhas. Isso pode fazer com que a fibra do algodão tenha mais qualidade. 

Os dois produtos em questão são Cotton Quik e Punto. Houve campos nos quais sete dias após a aplicação de Punto o índice de desfolha da lavoura atingiu entre 85% e 90%. “Entre a aplicação e a desfolha total e a colheita transcorreram vinte dias”, resume Lucas Martinez, gerente da Sumitomo Chemical. De acordo com ele, em relação às maçãs, observou-se, na mesma lavoura, a total abertura de capulhos no período de 15 dias depois da aplicação de Cotton Quik. 

“Antecipando a colheita, o algodão fica menos exposto a adversidades climáticas e o produtor colhe capulhos inteiros, sem perdas. O rendimento agrícola é potencializado. Além disso, evita-se o chamado ‘efeito pimentinha’ ou a sujeira das plumas”, completa. Ele afirma ainda que o produto também melhora o rendimento operacional, com a liberação mais rápida de talhões, redução do desgaste de maquinário, controle de pragas e doenças e proteção de sementes. 

Em relação ao Punto, o gerente destaca que é um herbicida sistêmico com ação desfolhante, altamente concentrado, composto pelos ingredientes ativos Tidiazurom e Diuron, enquanto o Cotton Quik é formulado à base do ingrediente ativo Etefom, cujo efeito sobre o algodão induz a abertura homogênea das maçãs fisiologicamente maduras. “As folhas caem ainda verdes e livram as plantas de impurezas advindas de folhas secas”, disse. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.