CI

Começa a colheita de abacaxi na Paraíba

A produtividade é boa e os agricultores experimentam novas variedades para exportação


A colheita do abacaxi está começando na Paraíba. A produtividade é boa e os agricultores experimentam novas variedades para exportação.

Na fazenda do agricultor Roberto Cavalcanti, no município de Mamanguape, na Paraíba, a novidade é o abacaxi queen, uma das variedades mais consumidas no mercado europeu. A roça, plantada para exportação, deve seguir para a Espanha nos próximos 20 dias.


“Apesar da queda do euro e do dólar, houve uma melhora de preço lá fora, o que também está contribuindo para que ainda compense para a gente trabalhar com essa variedade aqui na Paraíba”, explicou Cavalcanti.

Apesar do preço atrativo do abacaxi queen, a variedade pérola ainda é a mais cultivada e vendida na Paraíba e no Nordeste. Representa 99% da área plantada na Paraíba. O pérola também é o mais consumido no Sul e no Sudeste.

Quase 20% do abacaxi produzido no país inteiro vem de lavouras da Paraíba. Só neste ano devem ser colhidos 340 milhões de frutos. Em algumas regiões do Estado a colheita já começou e vai até janeiro de 2009.

Esse é o caso de Santa Rita, no litoral da Paraíba. O município cultiva a maioria das plantações e garante emprego e renda no campo.

“No Estado da Paraíba a gente perdeu 2% da área plantada. Em compensação, houve um aumento da produtividade porque ele está sendo uma lavoura mais tecnificada”, explicou o agrônomo Leôncio Vilar.

A Paraíba é hoje o maior produtor de abacaxi no Brasil. Em segundo lugar, vem Minas Gerais. Em terceiro está o Pará.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.