Começa a safra de verão de tomates

Agronegócio

Começa a safra de verão de tomates

Para garantir a qualidade da colheita, o produtor deve ficar atento na escolha das sementes, manejo do solo e projeto de irrigação
Por: -Silvano
70 acessos

É final de inverno. Tomaticultores dos estados do Sul e Sudeste já planejam a próxima safra e preparam suas terras para receber as mudas, que estão sendo formadas nos viveiros. A produção de tomates para consumo in natura supera 3 milhões de toneladas por ano e emprega 2 funcionários diretos por hectare, de acordo com o Agrianual 2007. As três principais áreas de produção de verão, segundo o Cepea/Hortifruti, são Itapeva (SP), com 32 milhões de pés plantados; Caçador (SC), com 17 milhões e Venda Nova do Imigrante (ES), com 5 milhões.

Em Caçador, para a safra que começa há previsão de aumento de plantio. “Na safra passada atingiu-se a marca de cerca de 10 milhões de plantas, que deve saltar para 12 milhões de plantas para esta safra”, constata o pesquisador da Epagri, Siegfried Mueller. O pesquisador coordena os preparativos finais para o I Seminário Estadual de Tomaticultura – Bases tecnológicas para a produção integrada de tomate -, que contará com o apoio da Seminis do Brasil, empresa de pesquisa e comercialização de sementes, localizada em Campinas (SP), entre outras. Mueller observa que pode haver uma possível queda de rentabilidade do produtor em função do aumento da área. Esta possibilidade só não ocorrerá – acrescenta - “se houver um aumento do consumo da fruta, que tem registrado crescimento, principalmente, porque estão disponíveis no mercado, frutos de cultivares melhores e com mais sabor, o que ajuda na hora da compra”. As informações são da assessoria de imprensa da ArtCom.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink