CI

Começa a vacinação contra aftosa no Rio Grande do Norte

Aplicação da dose em bois e búfalos se estenderá até 31 de maio no estado


Aplicação da dose em bois e búfalos se estenderá até 31 de maio no estado

Pelo menos 90% do rebanho de bois e búfalos criados no Rio Grande do Norte devem receber, entre 1º e 31 de maio, a dose da vacina que protege contra a febre aftosa. O Rio Grande do Norte tem quase 40 mil propriedades rurais.

O fiscal federal agropecuário Eleu de Oliveira Pereira, do Serviço de Saúde, Inspeção e Fiscalização Animal Superintendência Federal de Agricultura no estado explica que as propriedades nos municípios que fazem fronteira com a Paraíba e o Ceará são consideradas propriedades de risco. “Nesses locais, bem como nos municípios que apresentaram índices de vacinação abaixo de 80% em outubro de 2010, as ações de educação sanitária e vacinações assistidas serão intensificadas”.


O rebanho potiguar representa uma pequena parcela do rebanho nacional, uma vez que há um predomínio de pequenos pecuaristas. “O maior produtor do estado possui uma média 6.000 cabeças de bovinos”, destaca Eleu Pereira. O predomínio é da pecuária leiteira, com quase 80% da carne consumida vinda de outros estados.
Para garantir o sucesso da campanha, o ministério tem promovido divulgações em rádios comunitárias, palestras em associações rurais, assentamentos e escolas. Faixas e cartazes serão colocados em locais estratégicos como nas associações rurais e revendas de produtos veterinários.


O pecuarista precisa declarar a vacinação do rebanho até 15 dias depois de aplicar a dose nos animais. Basta procurar uma Unidade de Saúde Animal e Vegetal (ULSAVs) ou um dos 150 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs). O último caso de febre aftosa registrado no Rio Grande do Norte foi no ano de 2000, no município de Montanhas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.