CI

Começa amanhã o 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo

Evento é realizado pelo Sincafé em parceria com Abic, Findes e Governo do Estado


Evento é realizado pelo Sincafé em parceria com Abic, Findes e Governo do Estado

Apresentar o café produzido no Espírito Santo, a fim de fortalecê-lo é um dos objetivos do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo, que acontece entre os dias 13 e 15 de julho. A realização do evento é uma parceria do Sincafé (Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Estado do Espírito Santo) com a Abic (Associação brasileira da Indústria do Café), Findes (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo) e Governo do Estado.

Paralelo à Super Acaps Panshow 2010, no Pavilhão de Carapina, na Serra, o encontro visa destacar a qualidade dos cafés especiais produzidos nas regiões das montanhas capixabas junto aos produtores, consumidores, empresários e donos de cafeterias, além de imprensa e autoridades. O diretor executivo da Abic, Natan Herszkowicz, é presença confirmada.

O presidente do Sincafé, Egídio Malaquini acredita que o Estado é merecedor desse evento devido o crescimento econômico no Espírito Santo. “Produzimos os melhores cafés do Brasil. Nada mais justo do que um evento onde a estrela principal seja o grão. Vamos mostrar que a produção de café do Estado pode abastecer o mercado local, sendo um trabalho altamente remunerado, além de aumentar o potencial da indústria local” afirmou Malaquini.

O evento

Durante a solenidade de abertura do evento, Lucas Izoton, presidente do Sistema Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo) será homenageado, em mérito ao incentivo ao setor cafeeiro, inclusive na realização do evento.

A programação do encontro conta com palestras que irão esclarecer questões sobre o café como o Selo de Qualificação. O Programa de Qualidade do Café (PQC) será explanado pela coordenadora de projetos da Abic, Mônica Pinto.

Dois baristas paulistas e outros seis capixabas estarão preparando diversos drinks elaborados a partir dos grãos. Além de degustar, os visitantes também irão receber informações e receitas de diversas delícias que possuem o café como base.

PQC

O programa, criado em 2004 pela Abic visa o aprimoramento da qualidade do café, ampliando assim, o consumo. Garantir as boas práticas no processo de fabricação da bebida, e permitir que o consumidor identifique o tipo de grão por cada marca também estão dentro dos objetivos do PQC.

Dessa forma, o programa irá demonstrar a qualidade do produto, diferenciá-lo no mercado, aumentar a satisfação dos consumidores e o consumo interno de café.

Setor

- O Espírito Santo é o 2º maior produtor de café do Brasil;

- É o 1º em produção de conilon, alcançando a marca de 73% da produção nacional;

- Entre os 20 municípios de maior produção do país, 11 são capixabas;

- Mesmo sendo um Estado com pequena área territorial e com a produção cafeeira de base familiar, emprega cerca de 330 mil pessoas;

- Exporta principalmente para a Argentina, Alemanha, Eslovênia, Estados
Unidos e Países da Região do Mediterrâneo;

- Das 100 maiores indústrias de café do país associadas à ABIC, cinco são empresas capixabas.

As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.