CI

Começa colheita de figos

Valinhos, no interior de São Paulo, destaca-se como o grande produtor da fruta do País


Com 82 produtores de figo e uma área plantada de 239 hectares, Valinhos, no interior de São Paulo, destaca-se como o grande produtor da fruta do País. Esse ano, a colheira que teve início no final de novembro e só deve terminar em março, terá uma ligeira queda por causa do clima - frio intenso e estiagem longa depois da poda - e deve ser colhida tem média de 5 mil toneladas. Mesmo assim, os pés estão carregados e as frutas graúdas e com alta qualidade.

Segundo a produtora Eufrazia Lacarini, entre o começo e meio de dezembro os figos maiores vão embora, ficando só as frutas pequenas: "Chega na época de Natal e Ano Novo estes pequenos não estão granados, não vão amadurecer, por isso a produção é menor". Ela começou a colher cinco dias depois do previsto e reclama que esse atraso fez a diferença por causa do preço.

Os produtores de Valinhos começaram a exportar figo há cerca de 30 anos. Hoje, são vendidos em média para o exterior de 25% a 30% da safra. Os principais compradores são os países da Europa. Embora os negócios sejam feitos durante todo o período de colheita, o pico da exportação para os grandes produtores ocorre entre dez a 15 dias antes do Natal.

De acordo com o Agrônomo da Casa da Agricultura Henrique Conti, pode-se dizer que a fruta é ecologicamente correta. "Ela segue todas as recomendações técnicas de agrônomos, análise de água, ou seja, é uma fruta certificada, com qualidade garantida", explica. (Com assessoria)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.