CI

Começa colheita nas lavouras de soja no Paraná

A colheita já começou no oeste e sudoeste, mas a área colhida é de apenas 0,3%


A colheita de soja já começou no Paraná, o segundo produtor do Brasil, e as condições das lavouras permanecem boas, assim como acontece nas plantações do Rio Grande do Sul, onde o tempo continua favorável à cultura, informaram fontes oficiais.

"A colheita começa mesmo em fevereiro. Ainda a tendência é colher mais milho. Quando a soja ficar pronta, a prioridade é a soja, e depois volta-se para o milho, que aguenta mais no campo", disse a agrônoma do Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná, Margorete Demarchi.

A colheita já começou no oeste e sudoeste do Estado, mas a área colhida representa apenas 0,3% dos 3,9 milhões de hectares semeados no Estado, ou pouco mais de 10 mil hectares. Essa área, entretanto, pode ser um pouco maior, segundo Demarchi, considerando que os campos colhidos no norte ainda não foram contabilizados no levantamento da semana.

Na mesma época do ano passado, 0,7% da safra já havia sido colhida. A colheita estava ligeiramente mais adiantada devido à seca, que acelerou o ciclo das lavouras. No Paraná, cerca de 10% das plantações estão em maturação. Na semana que vem, se mantida a tendência do ano passado, mais de 100 mil hectares já terão sido colhidos.

"A expectativa continua de uma safra boa e com preços bons", disse ela. Caso se confirme a expectativa de produção do Deral, de 11,81 milhões de toneladas, essa seria a maior safra já registrada no Estado, contra 9,26 milhões de toneladas no ano passado, quando o déficit hídrico reduziu a produção.

A safra de milho segue igualmente bem no Paraná, tradicionalmente o maior produtor. Cerca de 5% da área de 1,3 milhão de hectares já foi colhida, contra 5,7% do mesmo período do ano passado. O Paraná espera colher 8,2 milhões de toneladas desse cereal na primeira safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.