CI

Começa distribuição do bônus seca no RS


Neste Dia do Colono, quarta-feira (25), o Cartão Emergência Rural para agricultores familiares, assentados e quilombolas de 339 municípios que decretaram emergência devido à seca no Estado começa a ser entregue. Também simbolicamente, o Piratini escolheu duas regiões duramente castigadas para o lançamento, Barra Funda e Ijuí, com presença do governador Tarso Genro e do secretário do Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan. As microrregiões destas cidades concentram 2.023 famílias das 109 mil beneficiadas. Na região de Ijuí, a diminuição na produtividade do milho chegou a 67,59%, a maior no Estado, e a da soja, a 48,95%, o segundo maior recuo. Na região de Passo Fundo, as perdas foram de 60,57% no milho, a segunda pior, e de 34,26% na soja. A parcela única, a fundo perdido, é de R$ 400,00 por agricultor e de R$ 500,00 no caso de assentados da reforma agrária e quilombolas.


Segundo o diretor de Crédito do Banrisul, Guilherme Cassel, o dinheiro não poderá ser sacado, mas usado para a compra de alimento, ração e insumos na rede credenciada Banricompras, como cooperativas agrícolas, agropecuárias e supermercados. "Essa é a garantia que o sistema dá de que as pessoas usarão o recurso para minimizar o impacto na vida e na produção", explicou Cassel. A partir de hoje, produtores serão informados por entidades e conselhos municipais sobre onde retirar o cartão, que será entregue mediante apresentação de documento de identidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.