CI

Começa hoje a colheita de soja no Tocantins

Expectativa é de colher, na região, um milhão de sacas, 66% a mais que o registrado ano passado


Com expectativa de colher um milhão de sacas de soja, volume 66% maior que a registrada no ano passado - 400 mil sacas - será aberta hoje, às 9 horas, na fazenda Paraná-Goiás, em Guaraí, na região Norte do Estado, a colheita de soja na região, onde está concentrada a maior produção do grão no Estado. O governador Marcelo Miranda fará a abertura da colheita, que deverá reunir, além de autoridades estaduais e federais, agricultores e representantes de outros municípios como Rio dos Bois, Fortaleza do Tabocão, Tupirama e Presidente Kennedy.De acordo com informações do presidente do Sindicato Rural de Guaraín, Genésio Ferneda, na região existem cerca de 220 produtores. “Esse aumento na produção se deve, principalmente, ao aumento da área plantada e também à produtividade”, pontuou o presidente do sindicato rural, informando que são produzidas até 50 sacas por hectare na região, que tem 20 mil hectares de soja plantadas.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a safra 2004/2005 terá 17,5% mais área plantada que a safra anterior, com aumento na produção em torno de 16,8%.

Ferrovia

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guaraí, o crescimento da soja no Tocantins está ocorrendo a passos largos, e aumentará com a passagem da ferrovia Norte Sul. “Com a implantação da ferrovia haverá mais crescimento, porque poderemos escoar nossos produtos através do porto de Itaqui (MA) e também receber os insumos a custos menores”, Ferneda.

Programação

A solenidade de abertura oficial da colheita ocorrerá próximo ao complexo da empresa Bünge, onde também ocorrerão palestras sobre os mercados futuro e interno da soja, por técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro). Após as palestras está prevista uma visita à uma agroindústria em Guaraíe a um frigorífico que está sendo construído na região, e que já está com 65% das obras concluídas. Um almoço complementará a programação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.