CI

Começa hoje treinamento do Soja Plus em Minas Gerais

Lançamento foi na última segunda-feira (08.08)



ABIOVE e FAEMG assinaram termo de cooperação para implantar no estado o programa de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural

Lançado em Minas Gerais na última sexta-feira, 8, o programa Soja Plus, de gestão de fazendas, começa hoje em Uberlândia com o primeiro treinamento de 30 engenheiros agrônomos e ambientais  da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do campus dessa escola em Rio Paranaíba, um dos 12 municípios mineiros que concentram 90% da produção de soja do estado, o sexto maior produtor da oleaginosa no País. Os demais municípios sojicultores de Minas, que serão atendidos pelo Soja Plus, são Araxá, Capinópolis, Coromandel, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, São Gotardo, Tupaciguara, Uberaba, Uberlândia e Unaí. 

Bernardo Machado Pires, gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), e Pedro Ivo Good God, professor de genética e melhoramento de plantas da UFV- campus de Rio Paranaíba, ministrarão o primeiro curso do Soja Plus em MG. Eles capacitarão os engenheiros agrônomos e ambientais para prestarem assistência técnica às fazendas produtoras de soja. As primeiras a serem atendidas serão as do Grupo Algar Agro e da Cargill, na região de Uberlândia.

Como parte da capacitação, os técnicos aprenderão a aplicar uma lista de verificação de itens relacionados a 186 indicadores sociais, sociais, ambientais e econômicos e de construções rurais. Outros cursos serão ministrados até o final do ano pelo professor Aziz Galvão, da UFV, abrangendo as cinco linhas temáticas do Soja Plus: qualidade de vida no trabalho (saúde e segurança ocupacionais e relações trabalhistas); melhores práticas de produção (gestão dessas práticas e de impactos sobre recursos naturais); viabilidade financeira e econômica; qualidade do produto; e responsabilidade social.

Entre 22 e 26 de setembro, a engenheira de segurança e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Valéria Eller, irá capacitar os instrutores do Senar-MG no âmbito da linha temática qualidade de vida na fazenda (saúde e segurança ocupacionais aplicadas ao meio rural).

Lançamento do Programa Soja Plus em BH – Na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o Soja Plus foi lançado em evento que contou com a presença de lideranças rurais, professores da Universidade Federal de Viçosa, representantes de empresas e da federação das indústrias e do comércio do estado.

Após a apresentação do programa pelo gerente de sustentabilidade da Abiove e a assinatura do termo de cooperação, o presidente do sistema Faemg (Faemg/Senar/Inaes/Sindicatos), Roberto Simões, elogiou a iniciativa e disse que o programa é emblemático do que é preciso fazer: unir os membros das cadeias produtivas  do agronegócio. “Nossa esperança é que o Soja Plus avance para outros produtos em Minas Gerais”, destacou.

Falando pela Abiove, Bernardo Pires informou que ainda neste ano serão atendidos cerca de 400 produtores em Minas Gerais, na parte teórica do Soja Plus. No aspecto da assistência técnica nas fazendas, deverão ser atendidos 150 proprietários rurais. Essa prestação de serviço, em Minas, será diferenciada, pois os extensionistas da Universidade Federal de Viçosa irão morar durante dois meses nas fazendas.

O que é o Soja Plus - Criado em 2011, o programa Soja Plus é uma parceria inédita entre indústria e produtores rurais sob a coordenação da Abiove e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja).

O programa, que é oferecido sem ônus para os produtores, tem como objetivo promover e fomentar a gestão econômica, social e ambiental nas propriedades rurais e nos outros elos da cadeia, garantindo a melhoria contínua dos processos de produção, transformação e comercialização da soja brasileira.

O Soja Plus, já consolidado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e recém-instituído na Bahia, agora chega a Minas Gerais em parceria com o  sistema Faemg. A iniciativa conta também com o apoio da Universidade Federal de Viçosa.
Apesar dos avanços da sojicultura em Minas Gerais quanto ao uso de novas técnicas de manejo agrícola, novos maquinários, uso de agricultura de precisão e melhoramento genético de cultivares, é necessária a melhoria contínua da gestão financeira e econômica da fazenda e da qualidade de vida dos trabalhadores rurais.Também é importante conscientizar o produtor sobre a importância da preservação da biodiversidade, manutenção da fertilidade dos solos e da qualidade dos recursos hídricos.

Os temas dos cursos de capacitação do Soja Plus em Minas Gerais serão qualidade de vida na fazenda, saúde e segurança no trabalho rural, novo Código Florestal, construções rurais, sustentabilidade da soja brasileira, integração lavoura-pecuária-floresta, recomposição de APP – matas ciliares.

Nos cursos, os organizadores produzem material técnico para divulgar as melhores práticas agrícolas; organizam treinamentos e dias de campo; avaliam o grau de aprendizado do conteúdo ministrado; verificam a eficácia das ações quanto à implementação de boas práticas nas fazendas; organizam troca de experiências entre produtores e estabelecem referenciais comparativos. O Soja Plus também cria condições para que os produtores que atingirem um grau elevado de gestão possam buscar um mercado diferenciado que proporcione incentivos financeiros.

Veja o vídeo Ambientes Confinados e Trabalho em Altura, da série Diálogo Diário de Segurança - DDS 6 do Soja Plus:
https://www.dropbox.com/s/l1pzja62wu7vsri/Video%20Treinamento%20-%20Soja%20Plus%20-%20DDS%206%20-%202014%2007%2029.mp4

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.