Começa nesta terça-feira (26) Fórum Nacional do Trigo

Agronegócio

Começa nesta terça-feira (26) Fórum Nacional do Trigo

A 10ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT) e o Fórum Nacional do Trigo 2016 têm início amanhã.
Por:
455 acessos

A 10ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT) e o Fórum Nacional do Trigo 2016 têm início nesta terça-feira, dia 26, às 8h30, no Hotel Sumatra, em Londrina (PR). Os eventos serão realizados de 26 a 28 de julho de 2016, pela Embrapa Soja com o apoio da Emater/PR, Emater/RS, Fundação Meridional e Sistema Ocepar.  A abertura irá contar com a presença do chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias; do chefe-geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto; do superintende do Iapar, Florindo Dalberto, entre outras autoridades. A expectativa dos organizadores é reunir 250 representantes do setor produtivo do trigo e triticale como pesquisadores, profissionais da assistência técnica, professores e profissionais do mercado. 

O primeiro painel irá debater a comercialização do trigo como fator de desenvolvimento da cultura no Brasil. Para apresentar as tendências no mercado de trigo, foi programada uma palestra com o analista da Serra Morena Commodities, Walter Von Mühlen Filho. Também participa do painel o presidente da cooperativa Coopavel, Dilvo Grolli e o representante da cooperativa Coamo, Rogerio Traninn de Mello, apresentando a importância do trigo para as cooperativas. Outro tema de destaque será a palestra sobre a experiência de aquisição de grãos de trigo pelos moinhos, que será ministrada pelo diretor da Moageira Irati Marcelo Vosnika.

No período da tarde, um dos destaques será a palestra sobre a proposição de um novo mercado consumidor de trigos pão e brando para a triticultura no RS que será ministrada pelo presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FECOAGRO), Paulo Pires.

Para moderar o debate sobre a avaliação da qualidade industrial e tecnológica do trigo, os organizadores convidaram o presidente da Câmara Setorial das Culturas de Inverno do Ministério da Agricultura, Flávio Turra. A avaliação da qualidade do trigo pela indústria moageira será feita pelo representante da Correcta Alimentos, Mauricio Ghiraldelli. Para discorrer sobre as demandas da indústria brasileira por produtos derivados do trigo o palestrante será o representante da Associação Brasileira da Indústria de Panificação de Confeitaria (ABIP), José Joffre Nascimento. Para finalizar o painel o professor de Fitopatologia do Departamento de Agronomia da UEM, Dauri José Tesmann, irá abordar os desafios das micotoxinas na cadeia do trigo.

Segundo os dados da Conab, em 2015, o Brasil produziu, em 2,4 milhões de hectares, cerca de 5,5 milhões de toneladas de trigo, o que representa aproximadamente 50% da necessidade interna que é de cerca de 10 milhões de toneladas por ano. O Paraná e o Rio Grande do Sul responderam por 90% da produção nacional. O Paraná, maior produtor nacional, produziu em 1,3 milhões de hectares, aproximadamente 3,3 milhões de toneladas de trigo.

Confira informações detalhadas e a programação dos dois eventos sobre o trigo no site: http://www.reuniaodetrigo2016.com.br/

Serviço:

Eventos: Abertura da 10ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT) e do Fórum Nacional do Trigo 2016

Data: 26 a 28 de julho 

Horário: 8h30

Local: Hotel Sumatra

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink